00:00Desde o fim da manhã desta segunda-feira, 15 de abril,
00:12Cruzoé está sob censura por ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal.
00:19Com este lead, o antagonista tornava público um dos maiores ataques à liberdade de imprensa na história recente do país.
00:27O ministro do Supremo havia usado o inquérito inconstitucional aberto por Dias Toffoli
00:32para determinar que Cruzoé retirasse do ar a reportagem de capa da edição 50, intitulada O Amigo do Amigo de Meu Pai.
00:41Nela, o destaque é um documento no qual Marcelo Odebrecht revelava o codinome usado na empreiteira para se referir a Dias Toffoli.
00:50O texto informava que o ofício de Marcelo Odebrecht havia sido remetido a PGR.
00:56No dia seguinte à publicação, a então procuradora-geral da república, Raquel Dodge, negou ter recebido cópia do documento.
01:03Como escreveu Cruzoé em editorial, era de se imaginar que o papel talvez ainda não tivesse chegado ao gabinete de Dodge,
01:11poderia estar transitando entre Curitiba e Brasília.
01:16Foi justamente a essa nota de Dodge que Alexandre de Moraes recorreu para censurar a revista, alegando se tratar de fake news.
01:25Contudo, naquela mesma semana, a Folha de São Paulo também publicou o documento revelado por Cruzoé,
01:31e três delatores ouvidos pelo jornal disseram que a linguagem empregada por Marcelo era típica de quem tratava de pagamento ilícito.
01:46Um levantamento da Levels Inteligência encontrou naquele 15 de abril quase 290 mil mensagens no Twitter sobre o assunto.
01:54Absolutamente todas contrárias à decisão do ministro do STF, algo inédito no monitoramento da consultoria.
02:01A censura foi reverberada por veículos como Jota, G1 e Globo News, virou tema de editoriais de O Globo, Estadão e Folha de São Paulo,
02:11extrapolou as fronteiras com matérias no New York Times e no Washington Post e rendeu uma semana de cobertura no Jornal Nacional.
02:19O Supremo Tribunal Federal censurou sites que publicaram reportagens sobre documento em que Marcelo Odebrecht cita o presidente da corte, Dias Toffoli,
02:30que determinou ontem a retirada de reportagens e notas do site O Antagonista e da revista Cruzoé.
02:37O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal mandou que os sites Revista Cruzoé e O Antagonista tirem do ar reportagens e notas
02:46divulgadas na semana passada sobre uma menção ao presidente da corte, Dias Toffoli.
02:51O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal determinou que a revista Cruzoé retire imediatamente do ar a reportagem
02:59da última edição que cita o presidente da corte, ministro Dias Toffoli.
03:04Ao determinar a retirada do material jornalístico do ar, o ministro Alexandre de Moraes considerou que há abuso no conteúdo da reportagem.
03:13O ministro Alexandre de Moraes mandou o site O Antagonista e a revista Cruzoé retirarem do ar reportagens que citam o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli.
03:23Toffoli cultua a liberdade, mas retira do bolso do colete uma ditadura particular para cercear as liberdades alheias.
03:32Ele pede a censura de reportagem que não foi do seu agrado e é prontamente atendido.
03:37O Partido Rede protocolou no STF um pedido de liminar para suspender a decisão de Moraes.
03:43O senador Jorge Cajuru, do Cidadania, e Moisés Barjud, um advogado do Piauí, também acionaram o Supremo.
03:50O deputado federal Vinícius Poit, do Novo, propôs descriminalizar a injúria e a difamação.
03:56Entre jornalistas, juristas, artistas, políticos e instituições defensoras da liberdade de imprensa, várias personalidades se pronunciaram contra a censura e a favor de Cruzoé.
04:07Mas Rodrigo Maia, presidente da Câmara, preferiu aguardar para ter clareza de que haveria uma separação entre censura e fake news.
04:16E Davi Alcolumbre, presidente do Senado, chegou a dizer que a imprensa exagera às vezes.
04:22Também fez barulho o silêncio dos tucanos. O ministro Alexandre de Moraes era filiado ao PSDB até assumir a vaga no STF.
04:37Alexandre de Moraes queria ouvir os procuradores da Lava Jato para descobrir quem havia vazado o documento para Cruzoé.
04:45Mas o material estava num inquérito público, sem sigilo. A revista teve o mérito de pegá-lo primeiro. Só depois, curiosamente, o documento seria retirado do inquérito.
04:57Apesar de Cruzoé e o antagonista retirarem de imediato as matérias do ar, o ministro multou Cruzoé em R$ 100 mil, alegando descumprimento da decisão.
05:09Apenas 24 horas após a intimação, Mário Sabino, publisher da Cruzoé, prestou depoimento na superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
05:21Na oitiva, o delegado designado para conduzir o inquérito disse não ter ideia sobre o que estava sendo investigado a respeito do interrogado.
05:31A Procuradoria-Geral da República chegou a anunciar o arquivamento do inquérito aberto por Toffoli. Mas Moraes, contrariando o ordenamento jurídico, não reconheceu a PGR como a legítima titular do inquérito.
05:44Em palestra em 17 de abril, Dias Toffoli argumentou que houve abuso da liberdade de expressão e colocou em dúvida as fontes de renda de Cruzoé.
05:54O antagonista e Cruzoé não aceitam patrocínio estatal. Nosso modelo de negócios é baseado em publicidade privada e assinaturas.
06:04Toffoli disse ainda em entrevista que o documento com seu codinome tinha sido publicado pela Cruzoé a fim de impedir o julgamento sobre constitucionalidade da prisão em segunda instância.
06:15Mas o próprio Toffoli retirou o julgamento de pauta uma semana antes de a reportagem ser publicada.
06:21Naquela quinta-feira, 18 de abril, o ministro Celso de Mello fez valer a autoridade de decano para dar um fim à censura de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.
06:38Por nota, o membro mais antigo do STF destacou, abre aspas,
06:43Qualquer tipo de censura, mesmo aquela ordenada pelo Poder Judiciário, mostra-se prática ilegítima, autocrática e essencialmente incompatível com o regime das liberdades fundamentais consagrado pela Constituição da República, fecha aspas.
06:59Horas depois, Alexandre de Moraes derrubou a censura sobre a reportagem de Cruzoé, bem como sobre os posts relacionados em O Antagonista.
07:08Na mesma noite, Dias Toffoli, o amigo do amigo do pai de Marcelo Odebrecht, liberou o presidiário Lula, o amigo do pai de Marcelo, para dar entrevistas de dentro da cadeia.
07:20Tudo bem?
07:21Não estou bem quanto você, mas estou indo.
07:29Obrigado por assistir!
07:30Eu te deixo em Ciclentos ao Péllimo spectrum e ainda meu boite de Despertar ou postarFord em Ciclentos.
07:34O deى em geral, não estou com o Brasil, mas estou tendo agora para vier Disney泪 em Ciclentos.
07:38Eu te deixo em Ciclentos ao Péllimo Tracy, novamente, mais тер потому oание do Rio de Janeiro e começa a ter Rádio Moraes.