Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Um julgamento considerado histórico está em andamento no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, na Califórnia, para analisar se empresas de redes sociais, como Meta, responsável por Instagram e Facebook, e o Google, dono do YouTube, desenvolveram intencionalmente plataformas com características viciantes que poderiam afetar a saúde mental de jovens usuários.

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/CjyzBo8v5gc

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Uma corte em Los Angeles, nos Estados Unidos, começou um julgamento para avaliar se redes sociais como o Instagram e o YouTube podem ser responsabilizadas por danos à saúde mental dos usuários.
00:13O correspondente Eliseu Caetano conta pra gente.
00:16A ação foi movida por uma jovem de apenas 20 anos que acusa o Instagram da meta e o YouTube do Google de terem contribuído para o seu sofrimento mental ao longo dos anos.
00:27Por causa do design viciante dos aplicativos.
00:31Segundo a autora da ação, características como rolagem infinita e recomendações constantes prenderam sua atenção desde muito jovem, levando-a ao longo do tempo a depressão, pensamentos suicidas e dependência das plataformas.
00:46Ela busca uma indenização por dor e sofrimento e os advogados afirmam que o caso pode abrir caminho para outras centenas de ações similares em todo o país.
00:55Esse julgamento não é apenas sobre essa jovem.
00:58Ele representa um teste legal se empresas de tecnologia podem ser responsabilizadas pelo impacto de seus produtos na saúde mental de usuários, especialmente crianças e adolescentes.
01:09Até agora, aqui nos Estados Unidos, empresas como Meta e Google têm ampla proteção legal contra esse tipo de responsabilidade.
01:16Em grande parte, devido à sessão 230 do Communications Decency Act, que limita a sua responsabilidade pelo conteúdo postado por terceiros.
01:25Se o júri decidir em favor da autora, essa proteção pode ser enfraquecida, o que seria um golpe significativo na defesa tradicional do setor de tecnologia.
01:33As empresas negam que o design de suas plataformas cause danos intencionais.
01:39Nas defesas iniciais, Meta e Google dizem que há muitos fatores que influenciam a saúde mental e que elas já implementaram ferramentas de segurança e limites voltados especialmente a jovens.
01:50O julgamento está previsto para durar semanas e deve incluir depoimentos importantes, possivelmente até de executivos, como o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
02:00Além disso, esse caso é apenas o primeiro de uma série de disputas semelhantes nos tribunais.
02:05Algumas envolvendo até mais de 2 mil processos relacionados a alegadas práticas prejudiciais das redes sociais.
02:13Direto dos Estados Unidos, Eliseu Caetano, para a Jovem Pan.
Comentários

Recomendado