Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA, registrou alta de 0,33% em janeiro, impulsionada principalmente pelo aumento no preço da gasolina e dos alimentos. A comentarista Denise Campos de Toledo explica o cenário econômico.

Confira o Tempo Real na íntegra em: https://youtube.com/live/3bZSAJJeN74

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#TempoReal

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora vamos falar o índice nacional de preços ao consumidor amplo, considerado a inflação oficial do país, apontou um pequeno crescimento no mês de janeiro.
00:09Os detalhes então com a Denise Campos de Toledo, a nossa analista aqui de economia. Oi Denise, boa tarde, bem-vinda.
00:16Boa tarde, Márcia, boa tarde, Bruna, hoje em Brasília, boa tarde a você que nos acompanha aqui do Tempo Real.
00:21Pois é, a inflação subiu 0,33% em janeiro, temos uma arte para conferir os principais dados do IPCA, que é a inflação oficial, 0,33% em janeiro, foi a mesma variação registrada no mês de dezembro, fechamento de 2005, mas veio acima do mesmo mês do ano passado, que teve variação de 0,16% no ano, só tivemos o mês 0,33% e subiu acumulado.
00:48Ele foi de 4,26% para 4,44%, ainda está abaixo do teto da meta, agora na composição a gente teve, na verdade, uma certa piora, só que os analistas estão vendo como movimentos sazonais, temporários, que pode até ter impacto no bolso do consumidor, mas só tiver impacto no índice no mês de janeiro.
01:12É a questão do aumento dos combustíveis, a gasolina isolada foi o que mais contribuiu para a alta do IPCA no mês, ela teve sozinha impacto de 0,10% percentual, outros combustíveis também subiram, como o etanol, 13,44%, mas tem menos peso na composição no cálculo do IPCA.
01:30Transporte por aplicativo caiu, 17,23%, acabou compensando um pouquinho outros aumentos que ocorreram na área de transportes, como ônibus urbanos, e aí a gente vê essa questão da diferença entre o cálculo de um índice e custo de vida.
01:46Aumentaram as tarifas de ônibus em várias capitais, de metrô, do trem, só que houve gratuidade do transporte no domingo e no feriado, e aí, no cálculo do índice, essa gratuidade é considerada também, isso acaba amenizando o impacto.
02:02Só que o consumidor, aquele que não vai usar só para passear no final de semana, ele vai acabar tendo um custo maior de transporte todo mês.
02:09A alimentação veio bem comportada, pequena variação no mês, e é o índice sozinho que mais pesa, e teve a queda de 2,73% de energia, esses são os destaques, a habitação recuou 0,11%, e a energia teve o maior impacto negativo no cálculo, foi o que contrabalançou a pressão que veio, por exemplo, de gasolina.
02:29teve impacto de 0,11 ponto percentual. Serviços amenizaram um pouco a pressão, isso até acabou animando os analistas aí, houve uma queda de 6,01% para 5,29% no acumulado em 12 meses.
02:43Serviços continuam sendo aí um foco de preocupação do Banco Central na calibragem dos juros, é meio que uma queda de braços, porque é um setor menos sensível ao crédito, por exemplo, ao aumento da taxa de juros,
02:56mas de qualquer forma, nesse balanço geral do IPCA, o mercado continua confiando em um corte da Selic no mês de março, como já sinalizou o comitê do Banco Central,
03:06só que a aposta dominante é de um corte pequeno, de 0,25 ponto percentual. Vamos ver o comportamento da inflação agora em fevereiro.
03:15Se trouxer novidades mais positivas, quem sabe a gente comece aí o ciclo de corte dos juros com meio ponto, né? Isso pode fazer um pouco mais de diferença.
03:23E quando fala de combustível, da gasolina então, né? A gente vê aumentando, eu continuo sempre completando com 50.
03:33Coloca 50 aí, a gente vai vendo até onde vai, depois bota mais 50 e vai tentando fazer uma articulação.
03:38Obrigado pelas informações. A Denise Campos de Toledo aqui ao vivo, falando sobre economia, com várias análises aí sobre essa inflação em relação a gasolina.
03:48Obrigado.
03:49Obrigado.
03:50Obrigado.
03:51Obrigado.
Comentários

Recomendado