Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Ministério Público de São Paulo ingressou com ação civil pública contra o Shopping Pátio Higienópolis após denúncias de racismo envolvendo adolescentes negros. A promotoria exige R$ 10 milhões em indenização e a proibição de abordagens discriminatórias.

Confira o Tempo Real na íntegra em: https://youtube.com/live/TsFHV9kJ5P0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#TempoReal

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A gente segue girando, falando de um outro assunto que tem chocado a todos nós aqui em São Paulo.
00:06O Ministério Público denunciou um shopping de São Paulo após a repercussão de um caso de racismo que aconteceu em 2024.
00:14As vítimas são duas crianças negras.
00:18A nossa repórter Júlia Firmino chega ao vivo com essa informação em tempo real.
00:22Júlia, vamos relembrar então de fato o que aconteceu, o que foi este caso, o que você nos conta envolvendo duas crianças em um shopping local que às vezes achamos que estamos até seguros.
00:34Mas aparentemente nada seguro, né? Ótima tarde a você.
00:40É isso Bruno, boa tarde pra você, pra quem tá acompanhando a gente aqui em tempo real na programação da Jovem Pan.
00:46Essa ação do Ministério Público agora, ela vem depois que o próprio shopping, onde a gente tá aqui bem em frente, o shopping Pátio Higienópolis, que fica na região central, uma área até nobre da capital paulista,
00:58não aceitou assinar um termo de ajustamento de conduta, que seria justamente pra corrigir aquelas irregularidades que foram apontadas na investigação, viu?
01:09E aí a gente relembra esse caso, aconteceu ainda em abril de 2025, seguranças aqui do shopping seguiram três crianças, né?
01:18Adolescentes que teriam saído de um colégio, colégio equipe, vieram aqui pra almoçar e acabaram vivendo essa situação de racismo nas dependências do shopping.
01:28Na época as vítimas foram ao shopping então pra almoçar, estavam com um grupo de colegas e uma delas passou a ser monitorada, seguida mesmo pelos seguranças.
01:36Aí em dado momento, os seguranças viram que um deles chegou a pegar um dinheiro de um adulto, um homem branco, que seria, depois descobriram, né?
01:44A investigação apontou que seria o pai dessa criança negra.
01:48Aí em seguida, na praça de alimentação do shopping, uma outra aluna branca foi abordada por um dos seguranças e eles perguntaram, ele perguntou, né?
01:56Pra essa aluna branca, se as crianças negras estavam atrapalhando, incomodando ela.
02:00Ela, muito esperta, perguntou, aliás, primeiro disse que não, que as crianças não estavam a incomodando e também chegou a questionar o próprio segurança.
02:08Se ele estava perguntando pra ela se essas crianças estavam a incomodando por conta do tom da pele dessas outras crianças.
02:15Esse caso ganhou grande repercussão e aí a promotoria da justiça instaurou então um inquérito pra apurar todo esse caso, né?
02:22Fazer uma investigação e apurar também a conduta do próprio shopping em relação a tudo isso.
02:27Depois de reuniões então com a promotoria, né? E a justiça, o caso foi aí, representantes do shopping também fizeram essa reunião e aí surgiu então esse termo de ajustamento de conduta.
02:39Só que o shopping não assinou no prazo estipulado, como eu já havia dito.
02:43Por isso então o Ministério Público entrou com essa ação cível e aí nessa ação o Ministério Público pede que o shopping amplie o seu núcleo social com pelo menos um psicólogo
02:54e um assistente social e que eles atuem durante todo o período em que o shopping estiver funcionando e que o shopping estiver aberto.
03:03Esse pedido também aborda, prevê que as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que tem muitas aqui nessa região,
03:10elas sejam atendidas apenas por esse núcleo específico, esse núcleo social, sem abordagem direta por parte dos seguranças.
03:18Além disso, o Ministério Público também quer proibir a expulsão dessas crianças e adolescentes vulneráveis desses espaços, né?
03:25Das dependências do shopping, sem que haja, né? Uma situação mais grave, enfim.
03:30E o promotor também pede que o shopping pague 10 milhões de reais em danos morais coletivos e contrate uma consultoria especializada no combate ao racismo
03:41pra que possa dar um treinamento tanto pros seus profissionais de segurança, quanto também pra aqueles que fazem o atendimento ao público.
03:49A juíza negou um pedido de urgência em relação a esse caso, disse que ainda vai analisar, antes de trazer uma liminar, né?
03:56Após ouvir a outra parte, que seria então o próprio shopping Pátio Higienópolis.
04:01A gente tá aqui bem na fachada e a gente questionou o shopping sobre tudo isso, né?
04:04Sobre toda essa situação e a ação propriamente dita do Ministério Público, mas até o momento, até a nossa entrada aqui ao vivo em tempo real,
04:12a gente não teve o retorno, mas o espaço continua aberto. Volto com você, Bruno.
04:15O espaço fica aberto e é isso, né? Quando sente no bolso, aí acaba tomando uma iniciativa.
04:21Júlia, obrigado pelas informações. Seguiremos acompanhando essa história e outras histórias que forem chegando,
04:28porque às vezes há um sentimento de que já tem uma reincidência, né? Não é algo isolado. Seguimos acompanhando.
Comentários

Recomendado