São Paulo celebra 472 anos de história no próximo dia 25, marcada pelo trabalho, pela diversidade cultural e pela contribuição de brasileiros e imigrantes de todas as partes do mundo. De pequena vila fundada em 1554, a capital paulista se transformou na maior metrópole do país e em um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros da América Latina.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/M-cAuhefQio
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
03:35Guerra, tava destruída a Europa, então eles vieram pro Brasil pra tentar uma vida melhor. Ele se diverte ao falar das reuniões de sua família, típica italiana. Ah, é bem curtubado, amigão, a gente começa a discutir, não, a gente fala um pouco mais alto, nada que depois de levantar na mesa, vamos embora, acabou, vamos começar o dia seguinte, começa tudo outra vez.
03:56Fica tudo em ordem, tem a discussão, mas acaba quase em pizza.
04:01Acaba em pão, na verdade, em pizza não, mas acaba em pão.
04:04E nessa viagem, nesse chão de tantas etnias, estão os asiáticos, entre eles, japoneses, coreanos e chineses. O bairro da Liberdade, por exemplo, se tornou símbolo da cultura oriental no Brasil. A comerciante Jéssica Chen fala da importância desses imigrantes na capital paulista.
04:31A gente tá aqui a segunda, terceira geração já, ou até mais, né, os orientais em si, começando pelos japoneses. E a gente, a contribuição que a gente veio com a nossa cultura, a gastronomia oriental aqui pro bairro. E acho que é isso.
04:50Ajuda a manter as tradições.
04:53Ajuda a manter as tradições, a nossa cultura e, assim, contribuir pro, pra sociedade, pro Brasil, né, com a nossa, nossa influência oriental aqui no bairro também.
05:05A descendente de japoneses, Erika Kimura, destaca a explosão da comunidade e a característica de São Paulo de difundir a miscigenação no país.
05:15Ela morou por mais de uma década no Japão, mas não tem dúvidas quando fala do coração aquecido, quentinho, de São Paulo.
05:24Eu sempre quis morar em São Paulo, São Paulo é minha paixão, eu acho que a gente tem vício, né, de São Paulo.
05:30Então, e não tem como não gostar, não tem como amar São Paulo, não tem como, gente.
05:34A gente que tá acostumada aqui, eu já morei em outros estados, mas São Paulo pra mim, tipo, é paixão.
05:41Essa é a São Paulo Cosmopolita, a cidade que se conecta ao mundo todo.
Seja a primeira pessoa a comentar