O Papa Leão XIV manifestou-se sobre a intervenção dos Estados Unidos na Venezuela, afirmando que o “bem-estar do povo venezuelano deve prevalecer”. O Pontífice pediu garantias à soberania do país. O pronunciamento ocorre após a ação dos EUA e a captura de Nicolás Maduro. Reportagem: Daniel Lian.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/fEuXhWStMCs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Quem também está acompanhando de perto a situação nos Estados Unidos é o Papa Leão XIV, que se manifestou sobre a situação da Venezuela após a captura do presidente Nicolás Maduro.
00:12Daniel Lian está conosco mais uma vez e traz os detalhes. O que foi que disse o Papa Leão XIV, Lian?
00:19Pois é, Soraya. Durante a missa, o Ângelos, no domingo, no Vaticano, o Papa fez essa manifestação sobre a Venezuela, disse que é preciso haver harmonia, paz na região e destacou que a Venezuela precisa se manter, permanecer-se como um país independente.
00:42O Papa, o primeiro Papa norte-americano, Papa Leão XIV, destacou ainda que acompanha essa situação com muita preocupação, uma profunda preocupação, destacou o Papa.
00:56E é que é preciso que seja mantido o bem-estar, especialmente na América Latina.
01:03O Papa Leão XIV acabou fazendo esta manifestação para uma multidão no Vaticano, lembrando que ele tem uma fortíssima ligação com a América Latina, já que ele foi missionário aqui na América do Sul, no Peru, por mais de três décadas.
01:23Portanto, também uma manifestação bem importante agora do sumo pontífice.
01:29Obrigada, Lian, pelas suas informações. Vou acionar mais uma vez o professor Marcos Vinícius de Freitas.
01:36Para a gente entender, professor, qual o peso da manifestação do Papa Leão XIV nesse momento e de que forma ele pode mediar essa crise política e humanitária na região?
01:47É uma questão relevante. O Papa tem aí uma população católica nos países, mas ao mesmo tempo que ele é um líder religioso, pelo fato de ser ali o líder do Vaticano, que é um país, a Santa Sé, ele também tem aí uma posição política importante.
02:08Mas a relevância do Papa, neste momento, é muito mais espiritual, no sentido de querer aí, de proporcionar ao povo venezuelano algum tipo de conforto neste período difícil de transição e neste período complexo em que não se sabe exatamente o que vai acontecer.
02:30Mas eu sempre sou muito a favor de uma distinção e de uma separação entre igreja e Estado.
02:37Isso aqui é uma questão até importante, até porque se nós pensarmos, a agenda política do Maduro mais ou menos obedecia à regra do próprio Vaticano.
02:48Maduro era contra o casamento gay, Maduro era contra o aborto e na agenda política de Maduro, ele qualificaria com os conservadores aqui de muitas partes do mundo que a gente observa.
03:01Então, eu sempre gosto, é importante ouvir a opinião de sua santidade, o Papa, mas lembrar que neste tipo de assunto,
03:08se ele puder preservar o seu aspecto e a sua gestão espiritual, é muito mais importante do que a sua atuação política.
03:17Até porque nós não podemos deixar de levar em consideração que também o fato de ele ser norte-americano
03:24cria uma sensação de viés que pode ser prejudicial ao pontificado dele mesmo.
03:34Então, são questões complexas e o Papa tem que navegar com muito cuidado justamente para não ser visto aí como um apêndice da Casa Branca em suas manifestações.
03:48Então, o Papa Leão tem de navegar com muito cuidado justamente para não querer ali ser considerado um trumpista,
03:59ou um elemento da agenda de Trump e sim ater-se aí à questão espiritual e por essa razão que a manifestação dele com relação ao bem-estar do povo
04:07é mais importante nesse aspecto do que qualquer outro.
04:11Daqui a pouco traremos outras declarações, manifestações de autoridades em relação à Venezuela e à ação norte-americana.
Seja a primeira pessoa a comentar