Após determinar a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, encaminhou ao Ministério da Justiça imagens do presídio onde a parlamentar poderá ficar caso seja extraditada da Itália.
Assista ao Fast News completo: https://youtube.com/live/ms3MnOaGPDo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Em sequência, após determinar a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, o ministro Alexandre de Moraes do STF apresentou ao Ministério da Justiça o presídio onde a parlamentar pode ficar se for extraditada da Itália.
00:16Vamos agora justamente lá pra Brasília conversar com o Igor Damasceno. Então as condições já estão estabelecidas se ela for deportada, é isso que quer justamente o ministro Alexandre de Moraes. Então ela deve já ter aí um local pra seguir em Brasília. Igor, seja bem-vindo, boa tarde a você.
00:33Muito obrigado Marcelo, boa tarde a você, boa tarde a todos que nos acompanham aqui no nosso feste. Pois é, assim que o processo de extradição for concluído, a deputada cassada Carla Zambelli deverá cumprir a pena de dez anos de prisão imediatamente.
00:51O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal já indicou um possível presídio onde Carla Zambelli pode cumprir essa pena. A indicação foi feita ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
01:05Segundo Moraes, Carla Zambelli poderá cumprir a pena no presídio feminino do Distrito Federal, que aqui em Brasília é mais conhecido como Colmeia.
01:14O ministro enviou fotos da unidade onde Carla Zambelli poderá ficar presa. Esse presídio fica na região administrativa do Gama, a cerca de trinta quilômetros do Congresso Nacional, onde Carla Zambelli atuou como parlamentar por muitos anos.
01:31A deputada foi condenada a dez anos de prisão por pagar o hacker Walter Delgatti Neto para invadir o Conselho Nacional de Justiça.
01:41Isso aconteceu logo após as eleições de dois mil e vinte e dois. No entendimento da primeira turma do STF, Zambelli fez isso para tentar provar que o sistema eletrônico do Poder Judiciário é falho e que se ele é falho, não tem domínio, não tem como proteger as urnas eletrônicas.
01:58O STF entendeu então que Carla Zambelli tentou tumultuar o processo eleitoral, causar uma animosidade entre os eleitores para cancelar as eleições que deram vitória a Lula.
02:11Isso numa tentativa de proteger o mandato do então presidente Jair Bolsonaro.
02:17Tudo isso consta no depoimento que foi dado pelo hacker Walter Delgatti, também condenado, já inclusive cumpre a pena em Araraquara, no estado de São Paulo.
02:30Agora, o Ministério da Justiça quer saber se esse presídio tem condições de receber a parlamentar cassada, se ela vai ter a integridade física mantida ou se sofrerá algum risco de agressão.
02:44A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal disse que a Colmeia é um presídio que vai na contramão dos demais, porque ele tem algo em torno de 700 detentas, ou seja, ainda tem unidades vagas disponíveis, pode então receber novas detentas,
03:03porque é o único presídio daqui de Brasília que não está lotado, tem mais de 300 vagas disponíveis atualmente.
03:11Se a gente for comparar com a Papuda, que é a Penitenciária Federal daqui de Brasília, a Papuda tem um déficit de mais de 6 mil celas disponíveis,
03:21ou seja, a Colmeia está apta para receber Carla Zambelli.
03:26A deputada cassada continua na Itália, na Penitenciária de Rebíbia.
03:31Por lá, o presídio é conhecido por ser superlotado e ter histórico de rebeliões.
03:37Ela deve continuar presa nessa Penitenciária Italiana, até que a Justiça da Itália determine a extradição para que a parlamentar cumpra a pena aqui no Brasil.
03:49Lembrando que ontem a primeira turma do STF referendou a decisão do ministro Alexandre de Moraes de caçar imediatamente o mandato de Carla Zambelli,
04:01contrariando a Câmara dos Deputados.
04:03O entendimento dos ministros é que como Carla Zambelli já está condenada por um crime,
04:08então a competência de caçar o mandato não é da Câmara e sim do STF.
04:13E assim foi feito.
04:14Voltamos ao estúdio.
04:15Igor Damasceno ao vivo, ele ressaltou isso aí, trouxe que as condições lá na Itália,
04:21parece que é muito melhor que no Brasil, mas as condições também são muito, muito precárias, superlotação e risco também.
Seja a primeira pessoa a comentar