Duas dúzias de trabalhadores de ONG vão a julgamento na Grécia por ajudarem à chegada de imigrantes em barcos
Trabalhadores humanitários afirmam que este caso é o exemplo de uma repressão europeia mais alargada contra indivíduos e organizações que prestam assistência a migrantes e requerentes de asilo.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/12/04/duas-duzias-de-trabalhadores-de-ong-vao-a-julgamento-na-grecia-por-ajudarem-a-chegada-de-i
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Começou o julgamento de duas dezenas de trabalhadores humanitários que participaram em operações de busca e salvamento na ilha grega de Lesbos entre 2016 e 2021.
00:11Estão acusados de participação em organização criminosa, facilitação da entrada de nacionais de países terceiros na Grécia e branqueamento de capitais.
00:21As penas podem chegar aos 20 anos de prisão.
00:24As autoridades gregas afirmam que o julgamento se centra numa questão de segurança das fronteiras, mas os grupos de defesa dos direitos humanos falam em repressão politizada contra os trabalhadores humanitários.
00:38Este processo surge após anos de alegações de que a Grécia violou as leis internacionais na resposta ao fluxo de refugiados.
00:47Em janeiro, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem considerou que a guarda costeira grega tinha feito as chamadas a expulsões contra potenciais requerentes de asilo.
00:58Foi a primeira vez que um tribunal reconheceu oficialmente uma prática que a Grécia nega há muito.
01:05Durante o pico da crise de refugiados na Europa, que começou em 2015, Lesbos tornou-se um ponto de entrada-chave para os requerentes de asilo,
01:13que muitas vezes faziam viagens perigosas em pequenos barcos para chegar à Europa.
01:19Atualmente, não há qualquer ONG a realizar operações de busca e salvamento ou a dar resposta de emergência durante os desembarques em Lesbos.
Comente primeiro