O comentarista Roberto Motta afirma que a direita brasileira não é um bloco único e que, no pós-Bolsonaro, diferentes correntes devem disputar espaço dentro do campo conservador. Para ele, divergências internas são naturais e fazem parte da consolidação de novas lideranças.
Assista na íntegra: https://youtube.com/live/xJS9Rq0iB10 Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Rápida parada pra você que nos acompanha pela rede, mas nós seguimos aqui debatendo e analisando essa notícia.
00:08Mota, a falta de um porta-voz oficial de Jair Bolsonaro atrapalha esse processo?
00:15Você acha que muitos acabam buscando protagonismo e esse processo acaba justamente inviabilizando a caminhada em busca do melhor nome?
00:27Eu não tenho certeza se isso faz muita diferença, Caniato. Não existe esse negócio de porta-voz em política.
00:39Eu já vi situações como essa, muitas vezes, na minha passagem pela política eleitoral, na minha passagem pela máquina do Estado.
00:48Tá tudo bem? Tá tudo ótimo? Você tá num evento, alguém te dá um microfone, a plateia começa a te aplaudir, aquela emoção toma conta de você, pronto.
01:00Você fala uma frase que pega muito mal, cria uma confusão.
01:06Essas coisas na política são absolutamente normais.
01:11Isso faz parte do processo, as pessoas vão se descobrindo, vão descobrindo a sua voz, vão descobrindo as suas ideias e, às vezes, essas ideias não encaixam exatamente com as ideias dos seus aliados.
01:28Aí acontece algum problema, você reúne, conversa, ajusta ou não.
01:34Às vezes, não ajusta. Às vezes, vai cada um pro seu lado.
01:37Eu acho que o que nós vamos ver no futuro, no Brasil, é a consolidação de vários sabores de direita, vamos colocar assim.
01:50Eu nunca concordei com essa ideia de que existe essa coisa chamada direita, um bloco unido, de todo mundo pensa da mesma forma.
01:59Isso não é verdade.
02:00Se você pegar as pessoas que têm uma posição conservadora, colocar junto de quem tem uma visão mais liberal, vai dar confusão.
02:10Vão existir diversos momentos em que eles não vão concordar.
02:15O que nós vimos foi uma união histórica no Brasil, da chamada direita, como contraponto a uma hegemonia percebida, e que é real, do pensamento de esquerda, que está presente na mídia, na cultura, no sistema de ensino, no sistema de justiça.
02:34Então, eu acho que hoje isso ainda acontece. A direita, que a gente chama de direita, ainda está lutando por sua sobrevivência.
02:44Mas no momento em que essa etapa for superada, nós vamos ver, e eu acho que isso é uma coisa boa, inúmeros grupos de direita disputando uns com os outros pela ocupação de espaços e pelo poder.
03:01Então, eu acho que isso é uma coisa boa, e eu acho que isso é uma coisa boa.
Seja a primeira pessoa a comentar