Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Tribunal Superior Eleitoral iniciou os testes públicos das urnas para reforçar a transparência e segurança. A repórter Fernanda Sette explicou, de Brasília, como funciona a avaliação dos sistemas que serão usados nas eleições de 2026.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E o Tribunal Superior Eleitoral começa a testar as urnas eletrônicas para fornecer, para fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos.
00:12A gente volta então agora à Brasília com a Fernanda Sete.
00:16Fernanda, bem-vinda de volta. A gente está há menos de um ano das próximas eleições. Houve alguma mudança na tecnologia?
00:24Oi, Paula. Pois é, falta menos de um ano para as eleições e as urnas eletrônicas já vão começar a ser testadas nesta segunda-feira no Tribunal Superior Eleitoral, localizado aqui em Brasília.
00:40O intuito desse teste, Paula, é de fato fortalecer a confiabilidade, a transparência e também a segurança da captação e também da apuração dos votos.
00:50Essa é a oitava edição do teste público que vai ser realizado hoje, começa hoje, dia 1º de dezembro e vai até o dia 5 de dezembro.
01:00Será uma semana que vão ser realizados esses testes nas urnas eletrônicas.
01:05E esses testes vão ser utilizados nos mesmos sistemas que serão usados nas eleições gerais do próximo ano de 2026.
01:14Então, como que vai funcionar? Durante toda essa semana, a partir de hoje, até o dia 5 de dezembro, as 31 pessoas inscritas neste evento vão pessoalmente até o TSE aqui em Brasília
01:25e vão executar os planos de avaliação que já foram aprovados pela comissão reguladora.
01:31E o equipamento, Paula, como você me perguntou no início, ele é considerado um marco global na tecnologia aplicados a processos eleitorais.
01:40Não há nenhuma mudança, de fato, mas o sistema eleitoral brasileiro é considerado, de fato, um sistema muito seguro e também muito tecnológico, de tecnologia de fato avançada.
01:52Então, lembrando que esse equipamento é considerado um super tecnológico, é um marco, como eu falei, um marco global na tecnologia e aplicado nos últimos processos eleitorais.
02:03Lembrando que a urna eletrônica, ela foi lançada, começou a ser utilizada em meados de 1996, mas a partir do ano de 2009, começaram a ser feitos esses testes de segurança,
02:18tanto antes quanto durante o ano eleitoral. Porém, esse primeiro teste vai ser realizado hoje, a partir de hoje, vai ser feito durante toda a semana.
02:27E como falamos no início, falta menos de um ano para as eleições de 2026 e os testes agora começam a todo vapor.
02:35Lembrando que eles acontecem um pouquinho antes do ano eleitoral e também em 2026 serão feitos novos testes com as urnas eletrônicas.
02:44Esse sistema é considerado super tecnológico aqui no Brasil. Volto com você, Paula.
02:50Muito obrigada, Fernanda Sete, que fala ao vivo de Brasília. Qualquer novidade, então, você nos aciona aqui no estúdio.
02:56Um ótimo dia por aí, Fer.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado