A chegada da Black Friday reacende um alerta antigo entre os brasileiros: o risco de fraudes, publicidade enganosa e as famosas promoções que não oferecem descontos reais. Diante desse cenário de "maquiagem de preços", especialistas alertam que os consumidores precisam redobrar a atenção e monitorar o histórico de valores dos produtos antes de fechar a compra para evitar prejuízos. Reportagem: Daniel Lian
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/mgiZGXcONLE
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Black Friday está chegando nesta semana e com a chegada da Black Friday aumenta também a preocupação com fraudes, publicidade enganosa e as promoções que não representam os descontos verdadeiros.
00:12Acompanhe com Daniel Lian.
00:14A Black Friday está chegando e com isso todo cuidado é pouco, pois alguns estabelecimentos anunciam super promoções quando na realidade sobem os preços dos produtos dias antes para no período aplicarem os descontos.
00:31As pesquisas feitas por PROCONs estaduais mostram que a diferença entre os valores praticados anteriormente e durante a promoção não correspondem ao desconto anunciado.
00:45O advogado especialista em direito do consumidor Gilberto Bernardino destaca que alguns comerciantes usam desse artifício enganando os clientes para tentar alavancar as vendas.
00:58A maioria dos estabelecimentos, se valendo do seu poder, eles um mês antes, 15 dias antes, uma semana antes, eles pegam e fazem, aumentam o valor do preço para que no dia eles reduzam o valor para dar a falsa sensação de que realmente aquela compra está sendo realizada com desconto.
01:18Essa espécie de maquiagem nos valores e a falta de transparência reforçam a necessidade de mecanismos mais claros de informação aos consumidores.
01:27Em Brasília, já está em discussão a obrigatoriedade da divulgação do histórico de preços.
01:36Nós ainda não temos uma determinação por meio de portaria, por meio de lei que venha fazer esse controle.
01:43É visto com bons olhos e provavelmente que nos próximos anos aí a tendência é que seja implantado, né?
01:50Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para antecipar a aquisição dos presentes de Natal.
01:56Gilberto Bernardino alerta sobre os cuidados que os clientes devem ter, especialmente nas compras online.
02:04É uma data que tem muitos golpes.
02:07Nós temos que verificar se o site que você está comprando, se for pela internet, é um site confiável, se é uma loja confiável.
02:14Nós temos que verificar também se no cantinho lá, direito da sua tela, tem aquele cadeadinho, né?
02:20Que visa que o site é um site seguro.
02:22Se for uma loja que você não conhece, verificar no reclame aqui se tem alguma reclamação contra aquela empresa.
02:29Se é uma empresa que realmente está fazendo entrega do produto no prazo, nas qualidades e condições que foi feita a publicidade.
02:36A Black Friday de 2024 registrou um número recorde de reclamações.
02:42Foram mais de 14 mil queixas.
02:44Na lista de contestações, figuraram atraso na entrega, propaganda enganosa, produto não recebido, estorno de valor e problemas na finalização da compra.
Seja a primeira pessoa a comentar