Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 3 minutos
Capitão Teodózio confirmou que existem baterias estacionárias de chumbo-ácido no interior do prédio e que elas contêm diversos materiais tóxicos, mas não foi constatado sinais de vazamento após incêndios.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Capitão Teodosio, outro tema que eu gostaria que o senhor abordasse pra gente, em relação a uma preocupação, inclusive estudiosos entraram em contato conosco, principalmente pra falar sobre o risco à saúde que está associado à ocupação de um ambiente como este, do prédio da antiga Telemar, onde há o armazenamento das baterias estacionárias de chumbo ácido.
00:25Essas baterias, de acordo com as informações, elas existem inclusive no local, essa foi informação inclusive confirmada por uma militar do Corpo de Bombeiros, quando esteve no local, que foi inclusive uma preocupação em razão dos incêndios que foram registrados na própria unidade.
00:44E esse risco à saúde, muitas pessoas, inclusive da área científica, estudiosos científicos da própria cidade, da região, levantaram esse questionamento, se o Corpo de Bombeiros já estaria também realizando esse trabalho, por exemplo, de descontaminação do prédio da antiga Telemar, e se há, por exemplo, essa preocupação das autoridades após essas reuniões que foram realizadas.
01:10Olha, esse tipo de material que é aparentemente guardado lá, ele está em situação de abandono, ele pode pegar fogo, mas ele não é comum, tá?
01:24Então, há um risco real, obviamente, se a gente houvesse um incêndio de grandes proporções que tomasse toda a estrutura do prédio, mas com essas pequenas queimas que estão acontecendo, elas não estão sendo diretamente nesses locais onde tem essas baterias.
01:41O que está acontecendo lá é que alguns materiais estão sendo deteriorados e estão sendo feitos queimas para derreter o plástico e retirar o cobre, para posteriormente ser comercializado, tá?
01:55Mas há um risco, o senhor confirma que há, por exemplo, esse risco, porque essas baterias, a informação que a gente, inclusive, obteve é que foi, inclusive, elaborado um artigo científico em relação a essa estrutura, né?
02:10E também que essas baterias de chumbo ácido, elas que estão, inclusive, acomodadas na própria estrutura, elas, quando mantidas em ambientes fechados, sem ventilação adequada, contenção de vazamentos e procedimentos de manutenção,
02:26podem liberar contaminantes perigosos, como poeira de chumbo, eletrólito à base de ácido sulfúrico e gases inflamáveis, especialmente durante operações de carga.
02:38A ocupação posterior desses ambientes sem diagnóstico e descontaminação representa risco substancial à saúde.
02:46O senhor confirma, então, de que há esse risco e é preciso que haja justamente essa preocupação e esse trabalho de descontaminação e retirada dessas baterias.
02:56Olha, Zé Neto, se houvesse o vazamento desse tipo de substância, sim, haveria a necessidade de descontaminação.
03:05No entanto, a gente não tem indícios de que houve esse vazamento, né?
03:10Inclusive, quando a gente presencia o vazamento de ácido sulfúrico na forma de gás, a gente sente um cheiro característico de ovo podre.
03:21E na vizinhança, no local lá, em Loco, a gente não sentiu esse cheiro.
03:26Então, quando a prefeitura conseguir fazer esse termo de emissão provisória e tomar para si a posse do prévio da Telemar,
03:34eles vão conseguir um local para que seja fiel depositário.
03:39O Corpo de Bombeiros, ele não tem um local para ser fiel depositário desses produtos químicos.
03:43Então, a gente vai ter que encontrar uma solução para isso, né?
03:50Para colocar esses materiais.
03:52Inclusive, muitos desses materiais podem ser reutilizados em outras situações dentro da administração.
03:59Então, as autoridades estão dialogando, estão cientes dessa realidade e buscando uma solução.
04:05A gente está vendo imagens, a gente vê, inclusive, o prédio bastante deteriorado, pelo menos a estrutura externa.
04:13Claro que a gente não teve acesso ao interior da unidade, mas as autoridades estão nessa constante busca por uma solução.
04:21Mas me parece que tudo depende a partir desse termo de reintegração de posse do prédio para a prefeitura.
04:27É isso mesmo, capitão?
04:30Isso. Como é um prédio que não cumpre mais a sua função social e está oferecendo algum tipo de risco para a sociedade,
04:40então, a prefeitura tem, sim, essa capacidade, munindo, obviamente, de todos esses relatórios que a gente está juntando
04:50para emitir esse termo de emissão provisória de posse e aí passar a administrar totalmente esse prédio.
04:59Então, a gente pede à população, obviamente, que tenha uma certa paciência,
05:06mas todos os trâmites estão sendo bem céleres em relação...
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado