00:00Inaugurada a aldeia COP em Belém, espaço montado para abrigar 3 mil indígenas, brasileiros e estrangeiros na Universidade do Pará,
00:12onde eles vão se alojar durante a COP30, a Conferência Climática da ONU.
00:16Com suas vestimentas e pinturas tradicionais, representantes de diferentes povos animaram o evento com danças cerimoniais e cantos em suas diversas línguas.
00:24Muitos deles chegaram de barco à cidade amazônica, percorrendo por vários dias os rios da maior floresta tropical do planeta.
00:33O que a gente quer que a COP deixe como legado é que tenha esse olhar para realmente a população da floresta, que estão lá o homem e a mulher.
00:41Autoridades também marcaram presença no evento, como as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos povos indígenas, Sônia Guajajara,
00:48que recebeu uma carta a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
00:52O desmatamento da Amazônia caiu 50%, os incêndios esse ano caíram na Amazônia mais de 80%, mais de 48% no Pantanal e mais de 96% no Pantanal e mais de 48% no Cerrado.
01:10E nós estamos aqui já com a maior e melhor COP em participação e protagonismo indígena.
01:18Isso não é pouco, porque nós lutamos muito para chegar até aqui. Nós lutamos muito para ocupar esses espaços.
01:25O cacique Raoni do povo Kayapó, que também esteve presente no evento de cadeira de rodas, foi recebido como astro da noite na aldeia COP.
01:33O cacique Raoni do povo Kayapó, que também esteve presente no evento de cadeira de rodas.
Seja a primeira pessoa a comentar