O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, apresentou um balanço das investigações sobre bebidas adulteradas no estado durante a primeira sessão da CPI do Metanol, na Câmara Municipal. Segundo ele, há mais de 46 suspeitos detidos.
Confira na íntegra em: https://youtube.com/live/Ke2z_fKADlw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Arthur Dian, apresentou um balanço das investigações sobre bebidas adulteradas no Estado durante a primeira sessão da CPI do metanol na Câmara Municipal.
00:12Acompanhe com a Júlia Fermino.
00:15Os primeiros a serem ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de São Paulo, que investiga os casos de intoxicação por metanol, foram o delegado-geral Arthur Dian e o secretário-municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.
00:29Dian disse que 46 suspeitos de estarem envolvidos no crime de falsificação de bebida foram detidos desde o início das investigações e 21 inquéritos foram instaurados para apurar os casos.
00:42O delegado-geral também reconheceu que é difícil identificar a origem do metanol e ressaltou o trabalho conjunto com a Polícia Federal e outros estados para identificar como se dá a distribuição do material tóxico.
00:55Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, celulares, mas muitos insumos, muita álcool, como eu disse, nós temos em torno de 20 milhões de etiquetas, temos rótulos, temos garrafas, temos invases, todos os tipos de invases de todos os tipos de bebidas, tanto nacionais quanto importadas.
01:16Então bastante material apreendido com essas pessoas para exclusivamente falsificação de bebidas.
01:21Já o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, chamou a falsificação de bebidas de envenenamento.
01:28O crime já é claro, né? Proposital ou não, alguém que invasa qualquer tipo de produto que está produzindo um produto falso já é um crime.
01:37Então, indiferente se ele estava pondo etanol ou metanol, ele não poderia estar fabricando uma bebida com rótulo e comercializando no lugar de um outro.
01:45Quer dizer, o crime já existe de cara.
01:47Apesar de não afirmar que a situação do Estado está controlada, o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, reforçou que as investigações estão bem avançadas.
01:58Morando defendeu uma punição aos envolvidos e espera que tudo esteja resolvido até o carnaval.
02:04Nesta terça-feira, a CPI do metanol recebeu as primeiras autoridades, mas nas próximas semanas, pretende ouvir vítimas, representantes do governo, fornecedores e donos de estabelecimentos que foram autuados.
02:16O objetivo da comissão é entender como funciona esse mercado ilegal de bebidas falsificadas, como elas chegaram até os bares e acabaram por contaminar o consumidor final.
02:27Além de propor medidas para coibir essa indústria clandestina.
02:31São Paulo é o estado que concentra o maior número de casos de intoxicação por metanol no país.
Seja a primeira pessoa a comentar