A Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura e ANP realizam a Operação Alquimia para fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro. O objetivo é coletar e analisar amostras dos produtos, atestando a regularidade química, em investigação sobre desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol desde setembro. Reportagem: Danúbia Braga
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/Tf6ZE0-FcWw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Junto com órgãos parceiros, a Polícia Federal deflagou a Operação Alquimia e o objetivo é rastrear a origem do metanol em bebidas alcoólicas.
00:09Mais uma vez a gente tem a Danúbia Braga aqui que vai trazer as informações. Danúbia, mais uma operação então, para a investigação do metanol nas bebidas aqui em São Paulo.
00:20Quinta-feira agitada, né? Muitas operações acontecendo ao mesmo tempo.
00:25A gente traz agora informação de uma outra operação, como você bem disse, a Operação Alquimia, que conta com a Receita Federal, Polícia Federal, também a ANP e o Ministério da Agricultura e Pecuária.
00:40Qual o objetivo? É justamente que você disse rastrear esse metanol que foi parar nas bebidas alcoólicas adulteradas e tem feito vítimas pelo Brasil.
00:49Então, essa operação tem ali o objetivo de fazer a visita pelo menos em 24 empresas de diversos estados para coletar mostras então dessa substância que tem nessas empresas.
01:03Empresas então incluindo ali atuantes do setor sucralcoleiro, também importadores e distribuidores de metanol localizados em estados como além de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
01:17Aproximadamente 48 servidores da Receita Federal participam então dessa operação, Operação Alquimia, que é um desdobramento justamente das operações Boyle e também Carbono Oculto,
01:30que revelaram aquele esquema de adulteração de combustíveis com metanol, operações que a gente trouxe na programação da Jovem Pan.
01:39E agora a gente traz essa operação Alquimia.
01:42Para ter uma ideia então de empresas que devem receber a visita desses agentes ao longo desta quinta-feira, quando a gente fala do estado de São Paulo,
01:52a gente tem Araçariguama, Arujá, Avaré, Cerqueira César, Cotia, Guarulhos, Jandira, Laranjal Paulista, Limeira, Morro Agudo, Palmital, Sumaré e Suzano.
02:05Essas são então localidades em que tem essas empresas que vão receber ali a visita de pessoas servidores tanto da Receita Federal,
02:15agentes da Polícia Federal também, da ANP e também do Ministério de Agricultura,
02:21a fim de coletar esses materiais que passam ali para uma perícia para saber se tem metanol ou não.
02:27Então o grande objetivo da operação Alquimia é rastrear esse metanol para entender de onde está vindo esse material,
02:35essas bebidas alcoólicas adulteradas, em que 41 pessoas já tiveram confirmação de intoxicação pela substância e 8 pessoas já morreram em todo o país.
02:45Volto com vocês no estúdio.
02:46Pois é, nesse momento quanto mais operação, mais importante para conseguir identificar a origem do metanol,
02:51onde que ele está ali nas bebidas, o cheiro também, a substância, quanto maior a quantidade de operações agora em todo o Brasil, melhor.
02:59Danúbia Braga falou daqui de São Paulo para a gente, até mais para você, Danúbia.
Seja a primeira pessoa a comentar