Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Israel confirmou o cessar-fogo em Gaza após o acordo mediado por Donald Trump, que prevê a retirada das tropas israelenses e o retorno dos reféns. Mariana Almeida detalhou as reações ao plano e o impacto político global do anúncio.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Israel anunciou que está em vigor o acordo de paz com o Hamas, que prevê libertação de reféns, cessar fogo e retirada parcial de Gaza.
00:09Os Estados Unidos enviarão tropas para supervisionar a implementação do pacto.
00:16Um grupo de 200 militares americanos será destacado para o Oriente Médio para supervisionar a trégua entre Israel e o movimento palestino Hamas,
00:24após o acordo de paz proposto pelo presidente americano Donald Trump.
00:27O anúncio foi feito nesta quinta-feira por autoridades de Washington.
00:31Num primeiro momento, o chefe do Comando Central do Exército dos Estados Unidos, Omnib Brad Cooper, terá 200 pessoas em campo.
00:38Seu papel será supervisionar, observar e garantir que não haja violações, informou a imprensa um alto oficial.
00:45Junto com eles, também haverá militares do Egito, do Catar, da Turquia e provavelmente dos Emirados Árabes Unidos, apontaram as fontes.
00:53Outro oficial informou que não há intenção de enviar tropas americanas para dentro de Gaza.
00:58O pessoal americano será encarregado de ajudar a criar o Centro de Controle Conjunto e depois integrar todas as demais forças de segurança que estarão ali
01:06para evitar conflitos com as forças de defesa de Israel, disseram as fontes.
01:11O governo israelense aprovou na manhã desta sexta-feira, pelo horário local, um acordo para garantir a libertação de todos os reféns mantidos em Gaza.
01:19A informação consta em um comunicado emitido pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
01:24O governo acaba de aprovar o acordo para a libertação de todos os reféns, tanto os vivos quanto os mortos, diz o comunicado.
01:32Donald Trump disse nesta quinta que vai tentar viajar ao Egito para assinatura do acordo de cessar-fogo e libertação dos reféns entre Israel e o Hamas.
01:40Trump também garantiu que haverá um desarmamento e uma retirada de tropas em uma próxima fase do acordo sobre Gaza.
01:49Maria Almeida, ontem mesmo a gente estava falando disso, que esse cessar-fogo sempre foi algo tão aguardado.
01:55E você disse na sua análise que não bastava só ser o cessar-fogo ali temporariamente, isso tem que ser uma coisa que de fato seja duradoura.
02:03Ontem com a assinatura lá em Israel dessa aprovação do cessar-fogo, o que acontece a partir de agora?
02:10Porque parece que já tem algumas metas no cronograma, mas tem algumas lacunas, né?
02:15Nesse plano ainda tem algumas lacunas que não ficaram tão claras assim do que vai acontecer e se de fato esse cessar-fogo vai ser algo duradouro.
02:24É, Paula, assim, acho que tem algumas camadas para a gente ficar de olho.
02:27O primeiro é o seguinte, aliás, o primeiro destaque tem que ser que estarmos discutindo isso e ter essa possibilidade é uma vitória do modelo democrático
02:36e do processo de negociação em detrimento de só acirramento militar. Por quê?
02:44Porque a diplomacia de vários países entrou em jogo também, né? Entrou ali, vamos lembrar que só essa aceleração do acordo veio a partir do encontro da ONU.
02:52Então falar que só a diplomacia conseguiu, temos um acordo, é para ser celebrado e aí o segundo ponto começa a ser, vamos observar as consequências,
03:00se elas vão conseguir trazer realmente, entregar o que está sendo prometido.
03:04E aí nessa entrega, neste momento, é celebrar que tem o cessar-fogo e acompanhar com muito cuidado os próximos passos.
03:12Por quê? Porque agora o fundamental é, as tropas de Israel vão ter que fazer, se comprometeram a se retirar de uma parte do território,
03:22é uma sinalização do ponto de vista militar, né? De que existe confiança, dando essa confiança ao acordo.
03:29Para quê? Para que daí o Hamas se movimente para fazer a entrega dos reféns, que é o ponto-chave para desfazer o nó do início dessa fase do conflito.
03:39E aí passado esse momento, que é um momento muito tenso, de novo, desfazer essa fase do conflito, que começou há dois anos com o ataque do Hamas a Israel.
03:47Então, conseguindo encerrar essa etapa, aí vem o que é complexo e fundamental, que é construir as bases para uma estruturação mais definitiva da paz.
03:58Como que, por onde passa isso? Passa pela consolidação da solução de dois estados, ou seja, do reconhecimento de um estado palestino
04:06e da estruturação do estado palestino em uma parte do território ali de Gaza.
04:10Como isso vai ser feito é a parte que não está nítida, né? O que ainda não está bem estruturado no acordo.
04:16Tem ali condicionantes como a desmilitarização do Hamas, que também é uma parte ainda não organizada de como vai acontecer.
04:22E isso, a comunidade internacional e a diplomacia, que teve uma vitória agora, tem que ficar de olho, estar observando para que não se perca esse segundo pedaço.
04:32Por hora, sempre vale celebrar, é importante reforçar.
04:35Foi muito caminho rodado, muitas vidas perdidas para chegar até aqui.
04:39Então, cuidado nessa reta final, expectativa e esperança de que tenha uma consolidação pacífica dessa fase e depois muita atenção e muita intenção
04:49para que isso possa também ser aproveitado esse bom momento para caminhar para uma solução mais definitiva, Paula.
04:55Mari, inclusive eu queria destacar, a gente tem imagens ali no telão que está atrás de você, ao vivo da Reuters, da população voltando a Gaza.
05:05Acho que é legal a gente comentar também, porque a gente vê ali o mar, toda aquela destruição e certamente uma população com muita expectativa
05:13após essa notícia do cessar fogo e também dessa assinatura de ontem de Israel.
05:18A gente vê muita gente ali passando e voltando, a gente vê mala, carrinho, pessoal com bastante bagagem retornando à cidade de Gaza.
05:28Pois é, Paula, para a gente é difícil imaginar o que significa o cotidiano, viver o cotidiano da guerra e da incerteza dos bombardeios e dos ataques.
05:37Isso é muito cruel e muito intenso, porque significa viver em constante situação de excepcionalidade.
05:44Então, como eu disse, esse afastamento do exército de Israel, que é o primeiro passo do cessar fogo, é tentar passar essa mensagem,
05:53que é uma mensagem para a população de Gaza, para o Hamas e para a comunidade internacional, de que é sério o movimento,
05:59podem começar a reconstruir laços de confiança e de possibilidade, de previsibilidade de vida neste território.
06:07Conseguir fazer isso, a dimensão de você saber que você pode ficar numa determinada terra e apostar nisso para um povo, para uma comunidade, é muito grande.
06:17A gente perde o sentido disso quando não estamos aí no conflito como eles estão, mas como você está dizendo, Paula, a imagem é muito forte,
06:25porque é um retorno, tomara que esse retorno realmente se consolide, que a gente possa celebrar esse início.
06:31É só o começo, mas é um começo fundamental, por isso, olhar para isso com o devido valor que ele tem.
06:38Não é pouca coisa, não é suficiente para resolver para frente, porque essa imagem tem que guardar também esperanças concretas de futuro,
06:46e isso depende da continuidade do olhar internacional e das negociações para uma reconstrução e uma determinação de um Estado palestino de maneira definitiva.
06:55Com certeza, Maria Almeida. E a gente segue acompanhando esse e outros temas por aqui.
07:00E qualquer novidade, então, sobre esse retorno da população e também sobre esse cessar-fogo lá em Gaza, a gente volta a comentar aqui no Agora.
07:10E você de casa está vendo esse QR Code que aparece bem no cantinho da sua tela?
07:14Pois é, todo o nosso conteúdo está lá no YouTube.
07:18Se você quer entender o que está movimentando o mundo dos negócios, no canal do Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC,
07:25você acompanha a nossa programação ao vivo e mais análises exclusivas e entrevistas com quem toma a decisão.
07:33Então aponte a câmera do seu celular para o QR Code que está na tela e se inscreva no nosso canal.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado

0:26