O Brasil já registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (02), segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Do total, 53 casos ocorreram em São Paulo, 5 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal. Destes, 11 já tiveram a presença do metanol confirmada em exames laboratoriais. Para reforçar o atendimento, o governo estabeleceu um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais e adquiriu 4.300 ampolas para distribuição emergencial. Reportagem: Misael Mainetti
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/-oS3ibHAWXo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O Ministério da Saúde atualizou o número de notificações por intoxicação por metanol. A reportagem é de Misael Mainete.
00:08O Ministério da Saúde atualizou para 59 o número de notificações de contaminação por metanol.
00:16Apenas uma morte decorrente deste tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo.
00:23O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha em entrevista à imprensa na sala de situação, instalada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.
00:36Um óbito confirmado laboratorialmente em São Paulo. Sete óbitos em investigação. Nesses sete investigação, três são na cidade de São Paulo, dois são na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo,
00:50um na cidade de João Alferno em Pernambuco e um na Gedo em Pernambuco.
00:55O caso do rapper Hungria também foi citado pelo ministro Padilha. Ele foi internado após ter comprado e consumido bebidas com suspeita de contaminação.
01:05O boletim do hospital trata o caso como suspeito. O laudo cita que ele está internado com quadro clínico estável, consciente e com respiração espontânea.
01:16Também informa que Hungria passa por hemodiálise para eliminação da substância tóxica e que não há previsão de alta hospitalar.
01:25Hungria deu entrada na unidade com cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica.
01:33A Vigilância Sanitária do Distrito Federal interditou a distribuidora que vendeu a bebida alcoólica ao rapper Hungria.
01:40A irmã do artista disse que o exame sobre a suspeita de intoxicação por metanol deve sair em sete dias.
01:49Manuela Hungria relatou que o irmão bebeu de uma garrafa específica, ao contrário dos amigos.
01:55Depois que ele jantou no restaurante, ele foi para a casa de um amigo, em Vicente Pires.
02:00Antes de ir, ele passou nessa distribuidora para comprar vodka.
02:03A gente não sabe se foi dessa distribuidora em específico, porque quando ele chegou, eles compartilharam dessa mesma garrafa de vodka com outros amigos que estavam lá e os outros amigos não estão passando mal.
02:15Porém, durante a noite, a vodka acabou e eles pediram mais em uma outra distribuidora.
02:20E só quem bebeu foi o Gustavo dessa outra garrafa.
02:22O médico foi muito claro, se ele não tivesse chegado aqui rápido, tivesse atendimento rápido, a gente poderia ter mais complicações ou, de repente, dar uma informação, uma notícia ruim para todos nós.
02:33O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a intoxicação por metanol é tratada com o etanol farmacêutico,
02:41que impede que a substância seja convertida em ácido fórmico, ainda mais perigoso para o organismo.
02:48Padilha ainda detalhou que foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico para reforçar o atendimento dos casos de intoxicação.
02:59Já temos o estoque desse produto, estamos ampliando esse estoque, vamos chegar na compra de mais 4.300 ampolas desse estoque,
03:10que estará disponível a qualquer estado, a qualquer centro de referência, a qualquer unidade de saúde que não tenha esse etanol farmacêutico.
03:21A Anvisa mapeou no Brasil 604 farmácias de manipulação que têm condições que já produz o etanol farmacêutico.
03:31O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que, em conjunto com as polícias federal e civil,
03:38ações de fiscalizações em fabricantes e distribuidoras estão em andamento.
03:44Fontes da pasta disseram que os casos estão restritos ao consumo de destilados,
Seja a primeira pessoa a comentar