A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo descartou que a morte da adolescente venezuelana Soffia Del Valle Torrealba Ramos, de 15 anos, tenha sido provocada por intoxicação por metanol. A suspeita havia surgido após a ficha médica do hospital indicar possível consumo de bebida adulterada, o que levou a Polícia Civil a abrir investigação sobre eventual envenenamento. Com os exames afastando essa hipótese, o caso segue registrado como morte suspeita a esclarecer pelo 54º Distrito Policial, na Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/qUCLcDJIRD8
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo descartou intoxicação por metanol na morte da adolescente venezuelana que faleceu no último sábado, dia 3 de janeiro.
00:11A Danúbia Braga tá de volta aqui ao Jornal da Manhã, tem mais detalhes a respeito desse caso que estava sob investigação, né Danúbia?
00:17Exatamente, Nonato. Sofia Del Valle Ramos, de 15 anos, então, que morreu no último dia 3 e aí tinha essa suspeita de intoxicação por metanol.
00:30A Secretaria de Estado de Saúde, como você bem disse, descartou essa possibilidade, uma vez que nos exames não foi constatado acidose, o que levaria a crer, então, que seria intoxicação por metanol, bebida alcoólica adulterada,
00:42uma vez em que ela teria ingerido gin, que na noite ali de ano novo, na virada de ano, em que ela comprou numa adega junto com amigos.
00:51A suspeita surgiu de intoxicação por metanol depois que a ficha no hospital estava ali, né, apontava o consumo de bebida adulterada, com isso a polícia passou a investigar, então, esse caso.
01:03Caso registrado, inclusive, no DP de número 54, na cidade de Tiradentes, na Zona Leste, como morte suspeita.
01:11A gente tem ali uma arte que a gente preparou para mostrar quantos casos em São Paulo a gente já tem de mortes, né, de intoxicação por metanol.
01:2251 casos, então, confirmados de intoxicação por metanol.
01:26Mortes registradas ao todo, 11, sendo 4 em São Paulo, 2 em São Bernardo do Campo, 3 em Osasco, 1 em Jundiaí e 1 também em Sorocaba.
01:36O caso confirmado, recente, que foi por morte e intoxicação por metanol em adolescente, foi no Itaim Bibi, uma adolescente de 16 anos, no dia 7 de agosto.
01:49Voltando para o caso da Sofia, testemunhas relataram, então, que a adolescente teria ingerido bebida alcoólica na virada de ano.
01:56A mãe dela chegou em casa, ela estava até então dormindo, né, mas a mãe tinha percebido que tinha algum sinal de embriaguez.
02:05E no dia seguinte, quando a mãe volta do trabalho, encontrou a filha desacordada.
02:10Os policiais, na segunda-feira, prenderam, então, o dono do estabelecimento, por ligação clandestina de energia elétrica e também, ali, armazenamento irregular de fogos de artifícios.
02:22Foram também apreendidas diversas garrafas de bebidas destiladas, como uísque, rum, gin e também vodka.
02:30Tem outros casos que estão sendo investigados, de acordo com a própria Secretaria do Estado de Saúde, aqui em São Paulo.
02:39Então, atualmente, a gente tem a investigação em uma morte de um paciente de 39 anos, de Guariba, um de São José dos Campos, de 31 anos, e dois de Cajamar, de 29 e 38 anos.
02:53Esses casos estão em investigação.
02:55Foram mortos confirmados, mas está sendo investigado se teve a ver com intoxicação por metanol ou não.
03:01Então, esses são os dados, a última atualização da Secretaria do Estado de Saúde.
03:06A gente também tem a confirmação de 51 casos de intoxicação por metanol, como a gente trouxe agora.
03:13Então, ainda tem esses outros resultados para serem divulgados dessas mortes, se foi por intoxicação de metanol ou não.
03:20O fato é que, no caso dessa adolescente, da Sofia, essa venezuelana de 15 anos, não foi confirmada, então, a intoxicação por metanol.
03:29Volto com vocês no estúdio.
03:30Danúbia Braga, direto de São Paulo. Obrigado, Danúbia.
Seja a primeira pessoa a comentar