O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta médica após ser levado às pressas ao hospital em Brasília. Ele recebeu atendimento médico durante toda a terça-feira (16) e teve alta nesta quarta-feira (17). O laudo médico apontou que Bolsonaro apresentou vômitos, tontura e queda na pressão arterial, mas apresentou melhora dos sintomas e da função renal após receber tratamento medicamentoso por via endovenosa. Repórter: Igor Damasceno
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Com o Bruno Pinheiro, parece que saiu um boletim médico agora atualizado sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro.
00:07Boa tarde, Bruno.
00:09Oi, Márcia. Ótima tarde a você e em especial a você que nos acompanha.
00:13Que honra, que alegria e satisfação.
00:14Vem com a gente porque tem notícia de momento.
00:17Um laudo de Jair Bolsonaro acabou sendo divulgado há alguns minutos.
00:22E também, junto com esse laudo, a alta médica do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
00:27Vamos acompanhar então os nossos repórteres acompanhando já essas últimas horas aqui no hospital, no DF Star, aqui na capital federal.
00:36Toda essa repercussão era por volta de quatro da tarde ontem, quando Jair Bolsonaro chegou no hospital aqui na capital federal.
00:45Ele teve ali uma emergência.
00:47Foi necessário recorrer ao hospital sem mesmo uma autorização imediata do Supremo Tribunal Federal.
00:53Mas aí, logo na sequência, os advogados informaram o ministro Alexandre de Moraes.
00:59O ex-presidente ficou durante a noite inteira recebendo o atendimento médico.
01:05E agora, na hora do almoço, por volta de uma e quarenta.
01:08Então, há cerca de vinte minutos, o ex-presidente recebeu alta.
01:12Essa é a última atualização do ex-presidente que foi admitido ontem no hospital DF Star, ontem no dia dezesseis de setembro,
01:22devido a uma complicação de muito vômito, muita tontura também durante o dia de ontem.
01:29Aí, há informações também diante de uma certa ansiedade após o julgamento,
01:34a qual ele foi condenado há vinte e sete anos inicialmente em regime fechado.
01:39Hoje, já veio com essa melhora dos sintomas e aí, na sequência, então, essa liberação.
01:46E toda essa escolta, na verdade, porque ontem esses agentes já estavam acompanhando o ex-presidente na parte externa do hospital,
01:54porque há, então, essa ordem do Supremo Tribunal Federal para aumentar a segurança do ex-presidente da República.
02:02E agora, então, vinte e quatro horas, quase antes de vinte e quatro horas, ele já recebendo alta.
02:07E aí vem toda essa movimentação dos apoiadores do ex-presidente na parte de fora, na parte externa.
02:15O ex-presidente, diferentemente de outras vezes que foi ao hospital, ele acessou o estacionamento subterrâneo.
02:22Aí a gente vê, é uma imagem recuperada do último final de semana, não é uma imagem de hoje, mas ele foi ao mesmo hospital.
02:29Diferentemente dessa imagem, que a gente vê que ele fica na parte de fora ali, esperando alguns minutos, cerca de cinquenta...
02:38Ou melhor, de cinco minutos e cinquenta segundos até ele entrar no carro e retornar.
02:45Hoje, ele já saiu pela porta do fundo e entra imediatamente no hospital.
02:49Já, já, então, a gente volta a conversar com os nossos repórteres, o Igor Damasceno, que está lá no hospital acompanhando toda essa atualização, situação de momento, a saúde do ex-presidente da República, que volta para a domiciliar, neste momento, aqui na capital federal.
03:05Até a residência do ex-presidente, algo em torno de vinte e cinco minutos.
03:09Então, se essa alta aconteceu às duas e quarenta, muito...
03:13Eu acredito que já esteja na residência.
03:18Duas horas, nove minutos.
03:19Vamos lá fora, então, diretamente do hospital.
03:21Deve estar aqui na capital federal.
03:23Igor Damasceno, as suas informações, referente a Jair Bolsonaro, que acaba de receber alta.
03:31Olá, Bruno. Boa tarde a você, também a Márcia.
03:34Boa tarde a todos que nos acompanham em tempo real.
03:36Há cerca de dez minutos, o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou esse hospital particular, que fica aqui na região central de Brasília.
03:45Ele estava sob forte escolta policial, inclusive com a presença de um helicóptero fazendo monitoramento aéreo.
03:52Dentro do carro, além do motorista, estava a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que acompanha Jair Bolsonaro desde ontem.
04:00Foi ela quem o trouxe aqui para o hospital, passou a noite com ele e agora deixou o hospital rumo à casa deles, que fica a cerca de quinze quilômetros daqui, em uma região um pouco mais afastada da região central de Brasília.
04:14Eu estou, nesse momento, com um boletim médico atualizado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
04:19Um boletim assinado por toda a equipe médica dele.
04:22O ex-presidente Jair Bolsonaro foi admitido no hospital na tarde de ontem devido a quadro de vômitos, tontura, queda de pressão arterial e pré-síncope.
04:36O texto continua, apresentou melhora dos sintomas e da função renal após hidratação e tratamento medicamentoso por via endovenosa.
04:46O laudo anatômico patológico das lesões cutâneas operadas no domingo mostrou a presença de carnicinoma de células escamosas em duas das oito lesões removidas com a necessidade de acompanhamento clínico e reavalição periódica.
05:04Traduzindo, o ex-presidente Jair Bolsonaro, no domingo de manhã, veio aqui para fazer uma biópsia de manchas que ele tinha na pele.
05:13Foram extraídas oito manchas e duas apresentaram presença de células cancerígenas.
05:19Nesse momento, o advogado, aliás, o médico de Jair Bolsonaro, o doutor Cláudio Birolini, ele explicou que essas células cancerígenas não são tão agressivas, mas também não são leves.
05:33São células ali na intermediária que apresentam certo risco e, por isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro precisa fazer um acompanhamento médico periódico.
05:45Então, nós estamos falando de duas situações.
05:47A primeira delas, que foi feito o exame ou a biópsia no último domingo, onde duas das oito manchas extraídas apresentaram células cancerígenas.
05:57Isso despertou a atenção dos médicos que vão começar a monitorar com mais frequência o ex-presidente Jair Bolsonaro.
06:04E agora, nós estamos também falando dos refluxos e vômitos que o ex-presidente apresentou na tarde de ontem, que foi o grande motivo para a internação dele hoje.
06:16Então, em relação a esses vômitos, nós trazemos a informação de momento que ele já apresentou uma melhora, a pressão já está controlada, os vômitos também já estão controlados e isso qualificou a receber alta.
06:28E em relação a essas células cancerígenas de média gravidade, Jair Bolsonaro vai começar a fazer um tratamento em torno desse sentido.
06:38O médico, o doutor Claudio Birolini, explicou que não tem necessidade dele voltar com frequência ao hospital, mas que ele não pode pegar sol, por exemplo, e precisa fazer as intervenções, porque pode resultar em algo mais grave lá pra frente.
06:53Então, essas são as atualizações em torno da saúde de Jair Bolsonaro, que deixou o hospital há cerca de 10 minutos, acompanhado pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro.
07:04Um momento de muita correria, muitos apoiadores estão aqui fazendo uma vigília em prol do ex-presidente e também por causa da escolta policial.
07:14Bolsonaro deve estar chegando em casa nesse exato momento, depois de passar a noite aqui nesse hospital particular internado e em observação dos médicos.
07:23Bruno e Márcia.
07:25Obrigada, Igor Damasceno, pelas informações.
07:28Só pra gente explicar o termo que tá no boletim médico, carcinoma, como os médicos colocaram ali, é um tumor maligno que surge nas células da pele.
07:40Aquelas que revestem o nosso corpo, né?
07:42Pode acontecer na superfície ou na parte interna da pele.
07:47Esse tecido, ele tem que ser retirado pelos médicos, não só na parte superior, mas também uma espécie de escavação em toda a região onde tem esse carcinoma.
08:00Eu já tive um parente que teve esse tipo de câncer de pele, que é muito comum, inclusive é o câncer de pele mais comum que existe hoje no nosso país.
08:08Estima-se que 80, 90% dos diagnósticos de câncer sejam carcinomas.
08:14Então, o que pode acontecer a partir de agora com o ex-presidente Jair Bolsonaro?
08:19Além do monitoramento, talvez ele tenha que passar por mais um procedimento cirúrgico pra retirada daquela região ali, uma parte maior da pele ali de baixo,
08:31onde teria essas duas pintas, duas lesões que apresentam o carcinoma, pra que o câncer não se espalhe pra outras partes do corpo.
08:39E existe também uma outra possibilidade, ele precisa fazer um exame de todo o corpo, fazer uma espécie de mapeamento das pintas.
08:48Então, todos os anos ele tem que passar de uma a duas vezes por ano nesse exame, que você entra numa espécie ali de tubo,
08:55e aí o tubo ele vai mapeando todas as pintas do corpo.
08:58Por quê? Porque realmente quando se trata de câncer de pele, o cuidado precisa ser extremo, é um câncer de pele que é um câncer silencioso,
09:06que se você realmente não cuida, ele pode atingir as glândulas e realmente o negócio ser muito pior,
09:12inclusive é um dos que mais mata hoje aqui no nosso país.
09:15Então, a gente vai continuar trazendo essa atualização do estado de saúde de Jair Bolsonaro ainda nesta edição em tempo real com vocês.
Seja a primeira pessoa a comentar