00:00As regras para solicitar vistos americanos de não imigrante como turismo, estudo e trabalho temporário foram alteradas e quem conta agora é a Danúbia Braga.
00:11Desde o dia 2 de setembro as regras para solicitar vistos americanos de não imigrante como turismo, estudo e trabalho temporário foram alteradas.
00:20Quase todos os solicitantes agora precisam comparecer pessoalmente à entrevista consular, inclusive aqueles que antes podiam renovar sem entrevista, como por exemplo menores de 14 anos e maiores de 79 anos.
00:35É o que explica o advogado especializado em imigrações para os Estados Unidos, Diego Salles.
00:40Recentemente o governo americano inclusive contratou uma empresa que faz a checagem dos perfis para entender o que a pessoa também fez depois do visto.
00:51Então hoje, vamos dizer, pessoas que o visto venceu há menos de 12 meses estavam podendo renovar o visto sem uma entrevista.
01:02Eles colocaram uma regra que todo mundo deve passar pela entrevista.
01:07No entanto, acho que o próprio consulado já entendeu que a inviabilidade talvez de entrevistar todo mundo, então eles colocam que algumas pessoas podem ser que não tenham entrevista.
01:20Além do fim das isenções de entrevista, surge outro impacto significativo.
01:24A partir do dia 1º de outubro de 2025, poderá ser cobrada uma nova taxa de 250 dólares, aplicada a praticamente todos os solicitantes de visto não imigrante, como B1 e B2 de turismo, F1 para estudante, J1 de intercambista, entre outros.
01:42Essa taxa será adicionada às cobranças já existentes, resultando no valor de 459 dólares, o que equivale atualmente em 2.500 reais.
01:55Hoje em dia, o viajante precisa pagar apenas um valor, que é referente ao formulário D-160, obrigatório para todos os tipos de visto, que custa em torno de 185 dólares, aproximadamente mil reais na cotação atual, um aumento de 148%.
02:16Além das entrevistas obrigatórias e aumento no valor das taxas, há a exigência de avaliação das redes sociais do solicitante.
02:25Essas mudanças têm potencial para elevar o número de reprovações e atrasos.
02:31De acordo com o advogado Diego Salles, até mesmo depois do visto aprovado, deve-se ter atenção a opiniões políticas nas redes sociais.
02:40Todos devem deixar suas redes sociais abertas, então todo mundo tinha ou muitas pessoas não queriam expor suas vidas, mas permanecem em mídias sociais e agora o governo americano quer saber o que está nas suas redes sociais.
02:57Então eles vão checar seus comentários, se você está comentando algo, talvez contra o governo americano, pelas regras, pode ser que teu visto seja negado.
03:09É importante destacar que no momento de chegada aos Estados Unidos, o agente de imigração pode solicitar ao viajante que mostre os seus perfis e publicações nas redes sociais.
03:21Em caso de negativa, o agente pode conduzir o turista para a sala de interrogatório ou ainda impedir a entrada no país.
03:29Por isso, quem tem o desejo de visitar os Estados Unidos é bom se planejar com antecedência e, se necessário, buscar por uma consultoria especializada para evitar surpresas.
Comentários