A oposição intensifica no Congresso Nacional a pressão por uma anistia geral, que inclua a reversão da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).
Assista à íntegra:https://youtube.com/live/tbkWiyK46Dc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E com a pressão sobre a anistia, a oposição cobra que o projeto retire a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.
00:08Bruno Pinheiro traz as informações.
00:10Os parlamentares da oposição têm discutido no Congresso Nacional e até fora dele, com outros parlamentares e políticos influentes, um texto para a anistia.
00:21Mas, de acordo com os parlamentares da oposição, eles não vão aceitar um texto que não possa contemplar os investigados e réus do 8 de janeiro, como também Jair Messias Bolsonaro, inclusive no quesito inelegibilidade.
00:37Em uma entrevista exclusiva à Jovem Pan, o deputado Capitão Alden, do Partido Liberal da Bahia, disse que a oposição não vai aceitar uma anistia se não for geral.
00:48Nós já vimos, nesta última semana, uma mudança dos ventos, tanto com relação ao Hugo Mota, quanto o próprio Davi Alcolumbre, que disse que mesmo tendo as 81 assinaturas, incluindo a dele, que ele não iria pautar de jeito nenhum a anistia.
01:02E agora já mudou o discurso. Diz que ia depender da liderança dos líderes partidários e, abrindo a exceção da anistia para Bolsonaro e os outros sete réus, que ele poderia sim pautar a anistia.
01:16E aqui eu queria deixar muito claro que nós, da oposição, não admitimos qualquer hipótese de anistia sem que ela seja geral, ampla e restrita e que possa, eventualmente, excluir o próprio Jair Messias Bolsonaro.
01:29Ainda durante essa entrevista, o deputado Capitão Alden relembrou sobre a semana que vem, semana inclusive, que será anunciada a sentença sobre o Núcleo 1,
01:39entre eles, Jair Bolsonaro e outros sete réus que estão sendo julgados no Supremo Tribunal Federal.
01:46O deputado Hugo Mota anunciou que as sessões serão remotas na semana que vem, uma espécie híbrida, sem a necessidade de comparecer aqui no Congresso Nacional.
01:57De acordo com o deputado Capitão Alden, essa é uma forma de esvaziar a CPMI do INSS, que na segunda-feira deverá ouvir o ex-ministro Lupe, justamente sobre os escândalos e os descontos indevidos dos aposentados.
02:13Então, essas atividades funcionando remotamente ou parcialmente, presencial e remotamente, é uma tentativa clara de esvaziamento do Congresso Nacional e, em especial, da comissão que está, neste momento, acompanhando, investigando os abusos, o rombo do INSS.
02:32A CPMI deverá reunir nesta segunda-feira e também na quinta-feira com importantes depoimentos.
02:39A sessão de segunda-feira deverá iniciar às nove horas da manhã.
Seja a primeira pessoa a comentar