A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, por unanimidade, um pedido de prisão preventiva contra investigados e citados na operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em abril. O requerimento, feito pelo relator Alfredo Gaspar (União-AL), teve 26 votos favoráveis e agora depende de autorização judicial para ser efetivado. Reportagem: Lucas Martins
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/lBSOLME_OeU
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O relator da CPMI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar, anunciou durante a sessão que vai protocolar um pedido de prisão preventiva contra 10 investigados apontados pelo advogado Eli Cohen, ouvido nesta segunda-feira. Confira os detalhes com o Lucas Martins.
00:18O advogado Eli Cohen detalhou as investigações sobre as fraudes contra aposentados e pensionistas, vítimas de débitos não autorizados, feitos por sindicatos e associações, muitos deles de fachada.
00:33Cohen denunciou o esquema em 2023 e deu nomes de envolvidos que para o relator e o presidente da CPMI já deveriam estar presos.
00:44Por mais que eles recebam o dinheiro de volta, por mais que essa CPI tenha o sucesso completo de eliminar a possibilidade desse absurdo, e no final, creio que os senhores vão entender porque eu digo absurdo de fraude,
01:00ter acontecido por tanto tempo, mais de 15 anos, ninguém vai devolver para esses aposentados o sofrimento que eles passaram.
01:15Durante a oitiva, o advogado citou os nomes de pessoas que supostamente coordenavam o esquema.
01:21Ele detalhou o papel de cada uma delas nas fraudes, chefiadas pelo empresário Maurício Camisotti e pelo lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o careca do INSS.
01:34Esse modelo que eu vou explicar, deixar bem claro isso aqui, ele funciona para todos os sindicatos e para todas as associações.
01:43Todos. Todos. Todos. Só mudam os personagens. O que não muda é a vítima, o aposentado. Sempre é o mesmo.
01:54Coen também acusou outras entidades de serem coniventes com os descontos irregulares, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais,
02:03Agricultores e Agricultoras Familiares e a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas.
02:10Questionado sobre ter conhecimento de envolvimento de ex-ministros da Previdência ou de ex-presidentes do INSS nas fraudes, ele afirmou desconhecer a participação dessas pessoas.
02:24Após as acusações apresentadas, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar, pediu o encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal, o pedido de prisão preventiva de pessoas citadas pelo advogado.
02:38E da aplicação da lei penal por risco concreto de fuga, inclusive de patrimônio de alguns investigados no exterior, como offshore, solicito a prisão preventiva dos investigados acima consignados, baseado nos pressupostos e fundamentos da prisão preventiva.
03:01A deputada Coronel Fernanda, do PL, aplaudiu o pedido de prisão e a senadora Leila Barros reagiu dando início a um bate-boca.
03:11De acordo com o pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal, são 21 envolvidos supostamente nos descontos indevidos.
03:41A revogação foi entregue ao ministro André Mendonça, que é relator do caso no STF e quem vai decidir sobre o cumprimento do pedido de prisão.
Seja a primeira pessoa a comentar