No Direto ao Ponto, o chef e empresário Olivier Anquier analisa a polarização política no Brasil e reflete se esse fenômeno já está enraizado na sociedade. Ele também compara o cenário nacional com a realidade de outros países do mundo ocidental.
Assista na íntegra: https://youtube.com/live/zXMgkGqLIlw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/@jovempannews/
00:00Eu queria pegar esse gancho, porque quando a gente fala em bolhas, a gente tá falando da dificuldade de pessoas de um extrato social, qualquer, conversarem ou terem contato com outro extrato social.
00:12E a gente assistiu, ao longo dessas últimas décadas no Brasil, um processo de polarização que dificultou o diálogo, dificultou a conversa.
00:22Eu queria te ouvir sobre até que ponto você relaciona o aspecto urbano, porque a cidade é justamente feita por encontro, então até que ponto uma degradação da capacidade urbana no Brasil, a gente pode relacionar com esse processo de construção de bolhas e de polarização, de dificuldade da sociedade brasileira conversar consigo mesmo?
00:49Então, isso, então eu vou falar como ser humano, né, eu explicando e dando, justamente tendo feito essa introdução pra explicar o porquê de eu estar morando no centro e gostar, amar, morar no centro e ter família e negócio lá no centro.
01:10Então, esta realidade que você está expondo é uma realidade que é bem, me parece, característica do mundo Brasil, do mundo ocidental, e que tem a sua tropicalização no Brasil e talvez em São Paulo.
01:35Agora, dentro da minha realidade do cotidiano, eu justamente cria o universo aonde eu consigo sempre misturar e dar oportunidade a todos se encontrar.
01:55Por isso que eu tenho um restaurante, por isso que eu tenho um restaurante com batata frita, por isso que eu tenho padaria, o casa de pães, que eu sei, porque dentro desses universos eu consigo criar ambiência que não, que consiga colocar minha personalidade em frente e essa personalidade minha ser convidativa pra todos.
02:22Então, esta realidade que você está expondo é real, essas polarizações, essas guerras de binômio, essa coisa que é pra mim muito desagradável, justamente está completamente ao contrário do que eu busco da vida e que me fez ficar aqui no Brasil,
02:45mas isso daí, repito, não é próprio ao Brasil, é realmente uma realidade no que eu acredito, dentro do que eu já viajei pelo mundo nesses últimos 20 anos, dentro da civilização ocidental, mas dentro do meu universo, todo mundo está junto.
Seja a primeira pessoa a comentar