Pular para o playerIr para o conteúdo principal
As movimentações da oposição para a escolha do presidente da CPMI do INSS mostraram uma falha por parte da base governista. O governo vê a reviravolta na escolha como uma "traição de partido".

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Vamos até Brasília conversar ao vivo com o Igor Damasceno, porque ele tem apuração a respeito desse caso, as movimentações da oposição para a escolha do presidente da CPMI e do INSS mostrou uma falha por parte da base governista.
00:15Igor, foi uma reviravolta para o governo, né?
00:21Exatamente isso, viu Soraya? Bom dia novamente a você, ao Roberto e a todos que nos acompanham ao vivo aqui no nosso Jornal da Manhã.
00:28A gente acaba de acompanhar na reportagem da nossa colega Vitória Abel que parlamentares da base governista ficaram surpresos com esse resultado final, onde o senador Carlos Biana foi então escolhido para presidir a CPI mista da fraude do INSS.
00:47Agora, interlocutores meus aqui do Palácio do Planalto me disseram que não foi só a base que foi pega de surpresa, mas também integrantes do governo federal, inclusive trabalhadores, funcionários palacianos, ou seja, integrantes do governo que trabalham aqui no Palácio do Planalto.
01:06E essa fonte me disse que essa situação mostrou então a fragilidade na articulação política do governo federal no Congresso.
01:16Logo depois que a escolha do presidente, do relator foi feita, a base aliada ao governo começou a estudar o que aconteceu, onde a base falhou nas articulações políticas.
01:29O senador Randolfe Rodrigues, que é o líder do governo no Congresso, ele chamou a responsabilidade para si.
01:36Disse que ele confiou demais na articulação, que faltou um pouco mais de jogo político e que subestimou a oposição.
01:45Só que essa fonte minha aqui no Palácio do Planalto disse também que o governo federal atribui, além da falha na articulação, uma espécie de traição do União Brasil.
01:56Uma rasteira, a palavra foi exatamente essa, uma rasteira que o União Brasil teria dado no governo federal.
02:04União Brasil, que é um partido da base, mas que cada vez mais tem se afastado do presidente Lula, inclusive anteontem até formou uma federação com o Partido Progressista
02:15e acabou falando a respeito dessa rivalidade, União Brasil.
02:19O presidente do União, o Antônio Rueda, ele ficou até 3 da manhã participando ativamente da articulação política, contando voto por voto para saber se conseguia eleger Carlos Viana como o presidente da CPMI.
02:37E essa fonte me disse que isso acabou sendo uma situação onde houve uma traição de Antônio Rueda e do União Brasil no governo federal.
02:46Então, além da falha na articulação, teve também essa situação com uma legenda da base aliada ao governo, mas que tem se afastado dia após dia do presidente Lula.
02:58Olha, ontem, logo depois dessa derrota, o deputado federal Paulo Pimenta, ele foi até o Palácio da Alvorada para um encontro com Lula.
03:07Era um encontro que já estava agendado, mas essa situação da CPMI acabou sendo discutido por eles.
03:14Paulo Pimenta falou com jornalistas na entrada do Palácio da Alvorada, ele também admitiu falhas na articulação política, mas ele também disse que o governo, a base governista, é maioria nessa comissão.
03:28E que, portanto, a maioria vai se organizar para aprovar requerimentos de convocação de pessoas que realmente estão envolvidas nesse esquema de fraude no INSS.
03:39Agora, a gente viu na reportagem da Vitória Abel, os parlamentares da oposição dizendo que não vão ter um viés político, alguns até descartaram o requerimento do Frei Chico, irmão do presidente Lula.
03:52Mas a lista de convocação, que já passa mais de 250 requerimentos, tem o nome de Frei Chico, do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupe, e do ex-presidente do INSS, o Alessandro Stefanuto.
04:06Três nomes ligados ao presidente Lula. Então, vai virar ali uma disputa nessas convocações, é o que acredita essa fonte aqui no Palácio do Planalto.
04:15Voltamos ao estúdio.
04:16Obrigada, Igor, pelas suas informações. Daqui a pouquinho você retorna aqui ao Jornal da Manhã. Até já.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado