O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou o envio de 800 membros da Guarda Nacional para Washington, D.C., com o objetivo de combater o aumento da criminalidade na capital federal.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/uaa7JtfkQw4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A prefeita de Washington, Muriel Browser, chama de alarmante a intervenção anunciada por Donald Trump na capital americana.
00:09Correspondente, Eliseu Caetano.
00:11A capital dos Estados Unidos amanheceu sob forte presença de forças federais.
00:17Além dos cerca de 800 soldados da Guarda Nacional mobilizados, o governo do presidente Donald Trump enviou aproximadamente 850 agentes federais,
00:27incluindo equipes do FBI, da Patrulha de Fronteiras e até da Polícia do Parque para patrulhar ruas e áreas turísticas, como o National Mall.
00:36A operação integra a decisão de Trump de federalizar a Polícia Metropolitana de Washington por até 30 dias, medida amparada na sessão 740 de uma lei federal.
00:46Segundo o presidente, a intervenção é necessária para restaurar a ordem e combater a criminalidade urbana.
00:52Na primeira noite de atuação foram mais de 20 prisões por crimes que vão desde homicídio e porte ilegal de armas, a tráfico de drogas e evasão de tarifa no ventrô.
01:02Também foram apreendidas seis armas ilegais.
01:05O coronel Dave Butler, porta-voz do Exército, afirmou que a missão das tropas será de apoio logístico e administrativo, embora parte delas esteja armada.
01:15O governo não especificou quais bairros receberão a maior concentração das forças.
01:20A prefeita de DC, Muriel Bowser, e entidades de direitos civis criticam a medida, classificando-a como exagerada e politicamente motivada.
01:30Dados oficiais indicam que o crime violento caiu 26% e a criminalidade total de 7% nos primeiros meses deste ano, o que, segundo os críticos, contradiz o discurso de emergência.
01:41Trump, por outro lado, defende que a presença ostensiva de militares e federais é uma estratégia de tolerância zero, que pode ser aplicada também a outras cidades.
01:53Ele citou problemas como violência juvenil e acampamento de pessoas em situação de rua como motivos para a ação.
02:00Embora a atuação no National Mall tenha chamado a atenção pelo simbolismo, já que é uma das áreas mais turísticas e seguras da cidade,
02:09o governo insiste que a presença militar visa reforçar a sensação de segurança, tanto para moradores quanto para visitantes.
02:16A operação permanece ativa e pode ser estendida caso o Congresso aprove uma nova autorização.
02:23Enquanto isso, a tensão entre o Poder Federal e a autonomia local de Washington DC se intensifica,
02:29com autoridades e cidadãos divididos sobre a real necessidade e o impacto dessa intervenção.
02:36Eliseu Caetano, dos Estados Unidos, para a Jovem Pan.
Seja a primeira pessoa a comentar