00:00O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a guerra na faixa de Gaza continuará, apesar das medidas tomadas pelo país, para permitir a entrega de ajuda humanitária no território palestino. Acompanhe com Pedro Trito.
00:15Em um vídeo postado na rede social X, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou.
00:21A ONU está criando uma desculpa e uma mentira sobre o Estado de Israel. Ela diz, a ajuda humanitária não está sendo permitida, mas está. Há rotas seguras. Sempre houve, mas hoje é oficial. Não haverá mais desculpas. Continuaremos a lutar, continuaremos a agir, até alcançarmos todos os nossos objetivos de guerra, até a vitória completa.
00:44O premier também reforçou que, para destruir o Hamas e libertar os reféns, é necessário progredir nos combates e conduzir melhor as negociações.
00:53Seja qual for o caminho que escolhermos, precisaremos continuar permitindo a entrada mínima de suprimentos humanitários, argumentou Netanyahu em seu vídeo.
01:02O anúncio veio após Israel iniciar uma pausa humanitária em corredores e pontos de distribuição de comida de Gaza neste domingo.
01:10A medida, tomada por razões humanitárias, incluiu a autorização para a entrada de caminhões com suprimentos destinados a combater a fome num enclave palestino, devastado por mais de 21 meses de guerra.
01:24O lançamento aéreo de ajuda também foi retomado neste domingo. 25 toneladas de mantimentos foram lançadas por três aviões da Jordânia e dos Emirados Árabes Unidos.
01:34A ONU e diversas ONGs alertaram para o aumento de desnutrição infantil e afirmaram que a fome está se espalhando em Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas.
01:45Netanyahu rejeitou as acusações de que Israel estaria usando a fome como arma.
01:50O ministro da Segurança Nacional israelense, Tamar Benkvir, afirmou que a decisão sobre a ajuda foi tomada sem seu envolvimento.
01:57Ele a classificou como uma submissão à campanha enganosa do Hamas e repetiu seu apelo para cortar toda a ajuda a Gaza, conquistar o território e encorajar os palestinos.
02:08Em resposta, um oficial do grupo terrorista disse que os militares israelenses seguem sua ofensiva e afirmou que não está acontecendo uma trégua humanitária.
02:17Na Escócia, para negociar as tarifas com a União Europeia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que Israel terá que tomar uma decisão sobre os próximos passos em Gaza,
02:28acrescentando não saber o que vem após a saída de Israel das negociações com o grupo militante Hamas, por um cessar-fogo e pela libertação de reféns.
02:37Trump enfatizou a importância de garantir a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas em Gaza, dizendo que eles haviam endurecido repentinamente na discussão do assunto.
02:48O republicano enfatizou que o Hamas não quer devolver os reféns e, portanto, Israel terá que tomar uma decisão.
Comentários