O vice-representante permanente da China na ONU, Geng Shuang, solicitou nesta quarta-feira (27) que Israel interrompa imediatamente suas operações militares na Faixa de Gaza, durante reunião do Conselho de Segurança da ONU. Reportagem: Luca Bassani
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/g3wCXuEAP_A
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O vice-representante permanente da China na ONU pediu durante a reunião do Conselho de Segurança que Israel pare imediatamente com suas operações militares na faixa de Gaza.
00:12O Luca Bassani está de volta conosco e traz os detalhes pra gente dessa fala. Basicamente o que ele pede é o cessafogo, né Luca?
00:19Exatamente, Soraya. A China, que historicamente sempre se posicionou a favor da solução de dois Estados, veio com seu vice-representante dentro do contexto das Nações Unidas pedir para que Israel pare com as operações militares dentro da faixa de Gaza.
00:36Ele disse que o governo de Pequim expressa profunda preocupação com o fato de que cerca de um milhão de palestinos dentro da faixa de Gaza estejam sofrendo insegurança alimentar e milhares deles também já situação de fome extrema, como noticiamos aqui durante a última semana.
00:53Além da problemática dentro da faixa de Gaza, ele também menciona a crescente preocupação com os assentamentos ilegais de colonos judeus na Cisjordânia, dizendo que caso isso continue como uma política de Estado do governo Netanyahu, que de fato tem sido feito,
01:10isso apenas prolongará o derramamento de sangue, essas desavenças históricas e dificultará o estabelecimento de dois Estados coexistindo lado a lado, a Palestina e o Estado de Israel.
01:22A fala chinesa é importante porque a China, como falamos aqui sempre, é um dos cinco países com assento permanente dentro do Conselho de Segurança e tem o poder de veto que em muitas dessas resoluções pode ser fundamental.
01:36Por enquanto, em relação à fala dos chineses, não temos uma declaração imediata dos israelenses, mas provavelmente, por mais que esta pressão diplomática tenha sido muito forte durante os últimos dias,
01:49Netanyahu disse que não mudará a estratégia e tomará o controle militar da cidade de Gaza, no norte do enclave, ainda até o começo de setembro,
01:59uma situação que ficaremos aqui de olho para atualizar nossa audiência, tanto no aspecto militar como do aspecto diplomático, com a fala dessas importantes figuras dentro da ONU ou de qualquer outro país.
02:11Essa é a grande questão, a posição de Israel não querendo, de fato, chegar nesse cessar-fogo. Obrigada, Luca, pelas suas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar