Após o governo de Donald Trump anunciar investigação sobre pirataria e práticas ilegais nos produtos da 25 de Março, em São Paulo, comerciantes do local promoveram protestos. A repórter Valéria Luizetti traz detalhes do assunto. Acompanhe a análise de Ana Beatriz Hirsh, Acacio Miranda e Márcia Dantas em Tempo Real.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Em relação a um protesto que aconteceu na 25 de março, que também foi esse impacto da investigação aberta pelo governo americano dos Estados Unidos contra o nosso país.
00:10E os comerciantes já reagiram no centro de São Paulo, fizeram um protesto, tinha imagem sim de Donald Trump por lá, também saíram em defesa do PIX.
00:19E quem acompanhou tudo de perto foi a nossa repórter, a Valéria Luizete. Valéria, muito boa tarde. Conta melhor pra gente o que aconteceu hoje pela manhã.
00:30Pois é, boa tarde Márcia, Bruna, todos que nos acompanham aqui no Tempo Real.
00:35Foi uma manifestação, exatamente a primeira resposta que a gente vê dos próprios comerciantes locais com relação a essa investigação que foi instaurada nessa última terça-feira por Donald Trump aqui no Brasil.
00:48A gente sabe que pra além da 25 de março, ele traz outros pontos nessa investigação relacionados à questão econômica aqui no Brasil.
00:55Mas o fato é que essa manifestação começou por volta das 10h30 da manhã, numa travessa próxima a 25 de março.
01:02Cerca de 150 pessoas participaram dessa ação, entre eles comerciantes locais.
01:09Essa manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
01:14Algumas outras associações também participaram, como o Sindicato dos Metalúrgicos e também a União Geral dos Trabalhadores.
01:21E tudo isso porque essa investigação que foi implementada com relação a 25 de março em específico quer principalmente desmascarar, segundo o governo americano, uma suposta venda de produtos falsificados e a falta de proteção à propriedade intelectual.
01:38Apesar dessa manifestação, como você trouxe, né Márcia, teve aí a representação de Donald Trump, tiveram várias falas bastante enfáticas dos comerciantes, dos órgãos responsáveis pelo comércio no local.
01:53Algumas outras entidades acabaram não aderindo, como foi o caso da União dos Logistas da 25 de março, a Univinco, que disse considerar essa manifestação como não resolutiva para esse caso da investigação e esse impasse com os Estados Unidos.
02:10Inclusive eles que ontem encaminharam ao presidente Lula um ofício pedindo defesa da soberania nacional e também um apoio mais enfático do governo contra esses ataques que os comerciantes locais têm tido, têm sofrido dos Estados Unidos.
02:28Ontem mesmo também, né, a gente tem seguido esse desdobramento, foi a primeira vez que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, se posicionou com relação a esse tema, disse que continua prestando todo o apoio aos comerciantes da região,
02:42que não há um comércio ilegal e que se de fato há algum tipo de pirataria ou venda de produtos falsificados, cabe então à Receita Federal e aos órgãos brasileiros competentes realizarem a fiscalização no local.
02:57Enfim, Márcia, aconteceu então essa primeira manifestação, a gente segue acompanhando para ver se de fato haverá um diálogo maior dessa investigação da 25 de março em específico com o governo brasileiro e o governo americano.
03:15Eu volto com você.
03:16Muito obrigada, Val, pelas informações. Inclusive eu quero chamar novamente para conversa agora nossos comentaristas, a Ana Beatriz Rich e o Acácio Miranda.
03:25Nós vimos agora há pouco falas bem moderadas, Ana, de Tarcísio de Freitas e também de Ricardo Nunes em apoio a Jair Bolsonaro.
03:35São Paulo é o estado mais afetado e a gente está começando a ver já essas manifestações repercutindo ali no comércio.
03:41Como é que você analisa essa questão?
03:44Márcia, veja bem, aos nossos gestores, governador Tarcísio, prefeito Ricardo Nunes, não há nada além de falas moderadas que eles devam fazer nesse momento.
03:53É um momento de muita cautela, de muita apreensão, porque o cenário vem se alterando de forma significativa muito rapidamente.
04:02Portanto, para eles preservarem a própria imagem, até a Bia que estava aqui conosco agora há pouco falou que é melhor para o governador Tarcísio de Freitas ficar um pouco mais recluso nos próximos dias.
04:13Exatamente para eles não terem as suas imagens também muito afetadas por toda essa situação.
04:22E com relação a essas manifestações, veja, o presidente Donald Trump acaba misturando muitos assuntos nas suas manifestações.
04:33Ele faz um ataque ao PIX, independentemente da sua ideologia, do seu partido político, qualquer pessoa no Brasil vangloria o PIX,
04:41essa iniciativa que ajudou muitas pessoas a conseguirem ter renda mais fácil, conseguirem chegar mais rápido aos seus recursos financeiros.
04:49Portanto, a gente precisa ter um pouquinho de cautela quando a gente trata dessas manifestações do presidente Donald Trump,
04:55porque nem tudo é o que parece.
04:58Existem uma série de outros interesses por trás deste tipo de manifestação.
05:03Acácio Miranda agora com a palavra.
05:06Acácio, e Tarcísio vai evitar ao máximo se colocar como uma ali possível candidatura para ano que vem, né?
05:14Ele está evitando a todo custo. Você acha que isso deve acontecer ou não?
05:20Márcia, a política se dá na frente das câmeras e por trás das câmeras.
05:26Na frente, o posicionamento de Tarcísio e de Ricardo diferem um pouco exatamente por conta do papel que cada um exerce nesse momento.
05:35Tarcísio, já respondendo a sua pergunta, é, sim, o pré-candidato à presidência da República da direita,
05:43e não só da direita bolsonarista, mas de uma centro-direita e de uma direita mais moderada.
05:51Por isso que ele não pode agir com tanta contundência, por isso que ele não pode ter tanta verborragia
05:57sob pena de afastar os mais moderados que torcem para ele e não para o ex-presidente Jair Bolsonaro neste momento.
06:07No que diz respeito ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes,
06:10ele tenta se colocar como candidato à sucessão de Tarcísio de Freitas,
06:14apoiado pelos bolsonaristas, mais do que isso, ungido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
06:22Por isso que ele tem uma postura mais contundente.
06:26Fato é que, tanto Ricardo como Tarcísio, em nenhum momento dirão expressamente quais são as suas reais pretensões.
06:36A gente extrai isso a partir das posturas de cada um deles.
06:40Mas eu disse, repetindo ao final o que você perguntou,
06:45Tarcísio de Freitas é, neste momento, pré-candidato à presidência, por mais que ele negue.
06:52E por mais que os bolsonaristas, a cada dia, olhem isso de forma meio torta.
06:58Porque estão incomodados com a aproximação dele com a centro-direita e com a direita moderada.