Nesta quinta-feira (17), os republicanos do Senado dos Estados Unidos aprovaram um corte bilionário de US$ 9 bilhões em ajuda e transmissão pública. O repórter Eliseu Caetano traz detalhes do assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E durante essa madrugada, gente, os republicanos do Senado lá dos Estados Unidos aprovaram um corte bilionário de ajuda e transmissão pública.
00:10Eliseu Caetano vai voltar em tempo real, então, direto dos Estados Unidos com a gente.
00:14Que corte é esse? De quanto é, Eliseu?
00:18Muito boa tarde pra você, pro Bruno e pra todo mundo que acompanha em tempo real aquilo que é notícia no Brasil e nos Estados Unidos.
00:25Tô rindo aqui porque você me pegou de surpresa na passagem de bloco, dona Márcia.
00:31Que que é isso, hein?
00:32Mas vamos pra notícia do dia, viu?
00:34Porque essa notícia não chega a pegar todo mundo de surpresa porque lá atrás Donald Trump já havia dito que faria isso e que iria batalhar pra que isso acontecesse o quanto antes e agora é oficial, viu, Márcia?
00:48O Senado aprovou um corte que retira nove bilhões de dólares.
00:55Isso dá algo em torno de cinquenta bilhões de reais do orçamento que é destinado a alguns setores da radiodifusão nos Estados Unidos.
01:06Então tem oito bilhões que vão ser retirados desse pacote que seriam ali destinados à ajuda de programas internacionais pela USAID e outros um bilhão e alguma coisa em dólar pra Corporate Public Broadcasting, que é financiadora da NPR, da PBS, da Voa News, que são as TVs e rádios públicas aqui dos Estados Unidos.
01:35No contexto político, Márcia, essa medida está alinhada aí com o objetivo de Donald Trump de reapropriar recursos previamente autorizados pelo Congresso via cortes no Departamento de Eficiência Governamental, via DOJ, a agência que foi criada por Donald Trump e pro Elon Musk pra diminuir, pra desinchar a máquina pública nos Estados Unidos.
01:57Como foi o trâmite legislativo? Após a aprovação no Senado, por cinquenta e um votos a quarenta e oito, com apenas duas vozes republicanas contrárias, o pacote agora segue pra Câmara dos Deputados, com a expectativa de ser aprovado até essa sexta-feira, sob as regras orçamentárias que dispensam apoio dos democratas.
02:18Ou seja, praticamente dado como certa aí a aprovação dessa medida, certo o corte que vai acontecer nas rádios e televisões públicas, geridas, comandadas de investimento público aqui nos Estados Unidos.
02:33Aconteceram algumas resistências internas, como das senadoras Colin e Murkowski, que temeram que os cortes estabeleçam um precedente negativo, o que fragilizaria, segundo elas, o papel do Congresso.
02:50Agora, teve uma concessão importante também ali, viu? Porque antes da votação, foi retirada uma proposta de cortar aí mais quatrocentos milhões de dólares do programa de combate à AIDS, atendendo a uma demanda dos senadores republicanos que destacaram a importância desse projeto.
03:10O voto centralizador foi do vice-presidente dos Estados Unidos, do J.D. Vance, que exerceu o voto dele de desempate para permitir o andamento do processo após a sessão que, pasmem, Márcia e Bruno, durou quase 13 horas.
03:27Portanto, esse corte massivo vai ser muito provavelmente aprovado na próxima sexta-feira e as rádios e TVs públicas vão começar a fazer uma denissão em massa por aqui e, claro, que a gente vai acompanhar tudo em tempo real.
03:43Uma pena, né, Elisio? Porque são nossos colegas, jornalistas e pessoas que trabalham em TV que vão acabar perdendo seus empregos.
03:50Você conhece algumas dessas pessoas que estão, eu imagino, aqui, aí com vocês, falando, olha, eu tô com medo de isso acontecer.
03:58Como é que tá sendo a repercussão entre os profissionais, Elisio?
04:01Muito medo, viu, Márcia? Eu conheço algumas pessoas que trabalham na Voa News, que é a TV pública americana que produz conteúdo em outras línguas.
04:11inglês, espanhol, português, francês, diversos idiomas eles retransmitem e contratam profissionais desses países, né?
04:25Então, são diversos profissionais jornalistas de diversos países do mundo que vão perder os seus empregos.
04:30A pessoa que eu conheço na Voa News, na verdade, tem um grupo lá.
04:33Eles estavam me falando outro dia que boa parte dos colegas já pediram demissão.
04:38Por que, Márcia, pediram demissão? Pra tentar se realocar no mercado antes que tenha centenas de milhares de jornalistas disponíveis.
04:46Então, a turma tá correndo contra o tempo.
04:49Outro dia eu conheci um rapaz aqui da NPR, que é a Rádio Pública, brasileiro, e ele tava falando, olha, estamos com medo.
04:56O meu departamento tem hoje menos de 90% do que tinha um mês atrás de pessoas trabalhando.
05:02Que pena, né, Elisio? Obrigada, então, pelas informações.
05:05A gente vai continuar acompanhando os desdobramentos aí desse fato.