Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, afirmou que o governo Lula está evitando retaliação comercial contra os Estados Unidos. A declaração ocorre após o presidente Donald Trump voltar a ameaçar países do BRICS com tarifas de 10%, buscando pressionar os blocos econômicos.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/PkJGEZYWZlA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Depois do governo americano ameaçar os países do grupo dos BRICS com novas tarifas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que é preciso evitar qualquer tipo de retaliação precipitada.
00:12Reportagem de Aline Beckett.
00:14Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometer aplicar tarifas de 10% para países ligados ao BRICS,
00:22o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que é preciso ter cautela e afirma que as falas de Trump ainda carregam um grau de incerteza.
00:32A América do Sul é deficitária em relação aos Estados Unidos. Os Estados Unidos têm superávit na América do Sul.
00:38Eu já transmiti isso ao secretário de Estado do Tesouro americano, dizendo que não fazia sentido você tributar uma região que compra mais do que vende para os Estados Unidos.
00:50Então ele, inclusive, ficou de destacar pessoas que estão à mesa com o Brasil nesse momento para tratar do assunto com seriedade.
01:01Até porque o Brasil tem relações, não é com o BRICS, o Brasil tem relações com o mundo inteiro.
01:07O ministro afirmou que o Brasil deve manter o diálogo com o governo norte-americano e reforçou que o acordo bilateral entre os dois países segue em vigor.
01:17Haddad destacou que é preciso evitar qualquer tipo de retaliação precipitada e priorizar as relações comerciais e estratégicas.
01:26Ao ser questionado sobre o ajuste nas contas públicas, Haddad voltou a falar sobre a necessidade de revisão dos gastos tributários,
01:35que são os benefícios fiscais concedidos pelo governo federal.
01:39O Ministério da Fazenda estuda uma agenda mais sustentável de desonerações para preservar as contas sem comprometer os setores essenciais.
01:49Haddad reafirmou que o foco do governo federal é manter a disciplina fiscal e garantir a previsibilidade da economia brasileira,
Seja a primeira pessoa a comentar