- há 7 meses
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site:
https://oantagonista.uol.com.br/
https://crusoe.uol.com.br/
Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista
https://www.twitter.com/o_antagonista
https://www.instagram.com/o_antagonista
https://www.tiktok.com/@oantagonista_oficial
https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site:
https://oantagonista.uol.com.br/
https://crusoe.uol.com.br/
Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista
https://www.twitter.com/o_antagonista
https://www.instagram.com/o_antagonista
https://www.tiktok.com/@oantagonista_oficial
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00Muito bem, tivemos perdas no universo musical e é sempre bom reverenciar aqueles que realmente merecem, Rogério Ortega sempre traz dicas aqui de filmes, séries, músicas e eventos, e quando morrem personalidades importantes que deixaram um legado com uma singularidade, imprimindo a sua marca numa obra que fez parte da trilha sonora de tanta gente, de tantas gerações,
00:27a gente fala a respeito aqui no Papo Cultural, no finalzinho do Papo Antagonista de sexta-feira, sempre tem, aliás, se você está assistindo pela primeira vez, é só procurar aqui no YouTube Papo Cultural, que já tem várias edições, aí já assiste tudo de uma vez, ou assiste no fim de semana quando estiver viajando, bota no fone de ouvido e vai pegando várias dicas, tudo bem, Rogério?
00:49Tudo bem, Felipe, boa noite, boa noite turma do chat, espectadores do Papo Antagonista.
00:54João Donato e Tony Bennett, nós tivemos essas duas perdas, um grande músico brasileiro e um grande cantor estrangeiro, o que você conta pra gente, Rogério?
01:06Os dois já de idade bastante avançada e os dois muito ativos, até um período, durante um período muito longo das vidas deles, né, Felipe?
01:15O João Donato tinha mais de 70 anos de carreira, ele começou literalmente adolescente, com 15 anos, tocando acordeon na orquestra, no grupo do Altamiro Carrilho, mais famoso flautista brasileiro.
01:27Depois o Donato trocou o instrumento pelo piano e já se tornou, ele foi um antecipador da Bossa Nova, na verdade.
01:37Ele é um contemporâneo de Antônio Jobim, João Gilberto, era amigo deles e havia uma influência mútua ali entre eles, quando eles ainda estavam, eram meio amadores no Rio de Janeiro, tocavam na noite, ninguém os conhecia bem.
01:50O Donato foi para os Estados Unidos quando a Bossa Nova estourou aqui, no final da década de 50, ficou uns 3 anos por lá, voltou para cá, ficou em 62, 63, foi de novo para os Estados Unidos, ficou mais 10 anos trabalhando por lá e voltou ao Brasil em definitivo em 73.
02:08O que eu quero ressaltar aqui, o Donato é um pouco músico de músicos, né, ele é adorado pela turma que lida diretamente com música no Brasil.
02:18E ele tem algumas coisas que fizeram sucesso e as pessoas às vezes mal sabem que é dele, como a Paz, que é a parceria dele com Gilberto Gil, por exemplo, que às vezes ele possa também cantar e tal.
02:28O que eu queria chamar a atenção é que o Donato sempre foi contemporâneo, ele nunca foi uma figura presa naquela mística do fui da Bossa Nova, fui precursor da Bossa Nova, ele seguiu produzindo e tabelando com os contemporâneos de cada época.
02:44No meio dos anos 70, ele já estava sendo parceiro de Gilberto Gil, de Caetano Veloso, sendo arranjador da Gal Costa, em shows e discos dela.
02:53E agora, nessa grande produtividade dele no final da vida, ele continuou lançando discos com cantores novos, como a Tulipa Ruiz,
03:03e nem tão novos, mas sempre meio vanguardistas, assim, né, meio coach, como o caso do Jardis Macalé, com quem ele gravou com parceria um dos últimos discos do Donato.
03:19Então, se vocês quiserem, se vocês não conhecem nada do Donato, se vocês quiserem ouvir alguma coisa dele, procurar nas plataformas, eu sugiro o seguinte.
03:28Ele tem alguns discos de piano acústico naquele formato piano baixo bateria, aquele formato clássico dos trios de jazz.
03:35Tem o Muito à Vontade, que é de 62, e tem um bem mais recente, que é o Sambolero, de 2005, esses dois são bem bacanas.
03:43Tem um que ele gravou nos Estados Unidos, no início dos anos 70, que se chama A Bad Donato, e esse é mais funk, tem piano elétrico e etc e tal.
03:53E tem os discos que ele gravou na volta ao Brasil, o Quem é Quem, o Lugar Comum, tem ele cantando, ele não cantava muito bem, meio como o Tom Jobim nisso também, né,
04:01mas era um bom intérprete das próprias músicas.
04:04Se você não tiver conta nessas plataformas e quiser ver no YouTube, tem dois vídeos bons pra isso.
04:10Um é o Donato, no meio dos anos 70, cantando e tocando no MPB especial, que era o programa da TV Cultura, que viria a ser o ensaio, o famoso ensaio, que durou décadas, assim, na TV Cultura.
04:22Aquele mais intimista, né, que é da Closa, na terra das pessoas.
04:26É, tem episódios históricos do programa, ensaio, talvez o que mais circule nas redes sociais seja o com o Mussum, com os originais do samba.
04:33Sim, é sensacional, as ensaias viraram destrapalhantes.
04:35Mas tem vários, eu que sou do samba, assisti a tudo aquilo, adoro o episódio do Luiz Carlos da Vila, que foi um grande ídolo meu no samba, vale muito a pena pegar esses arquivos aí, no YouTube tem vários vídeos desses.
04:47E tem uma conversa do Donato com o grande guitarrista brasileiro Nelson Faria no canal do Nelson no YouTube, que é um canal chamado Um Café Lá em Casa, em que ele recebe músicos pra bater papo, contar histórias e tocar.
05:00Então, o programa com o Donato foi em 2016 e é também muito legal.
05:05O Donato, se não me engano, num pedaço do programa, o Donato ouve uma sirene lá fora e descobre no piano qual era o tom da sirene que tava tocando e faz uma música em cima.
05:15Era um grande pianista, um grande arranjador e que acho que teve muito tempo pra lapidar ali o trabalho dele musical em termos de melodias.
05:27Porque foi só 20 anos depois dele começar que ele começou a fazer parceria pra letrar as músicas dele.
05:33Foi incentivado ali pelo cantor Agostinho dos Santos, quando ele foi gravar um novo álbum, que ele tinha várias melodias, o Agostinho dos Santos virou pra ele,
05:42pô, vai gravar mais um álbum com piano, bota uma letra, quero ver você cantando e tal, não sei o que.
05:46E aí começou a fazer aquelas parcerias com grandes letristas, Paulo César Pinheiro, que é um craque de colocar letra, grande parceiro ali de João Nogueira,
05:56autor de muitos sambas, que é o canto de core salteado, letrou, melodia do João Donato, Marcos Valle, Dorival Caymmi.
06:06Aí começou toda essa parceria aí de música popular brasileira.
06:10Então ele imprimiu ali a marca dele e é muito reconhecido no meio musical.
06:15E Tony Bennett, que nós acabamos de perder essa voz tão singular, essa figura tão carismática e tão querida por tantas gerações, né, durante tanto tempo.
06:25O Tony Bennett, aquele primeiro sucesso, é Because of You, é 1951.
06:30Isso.
06:30Fazia sucesso nas Jukebox, que a gente vê às vezes nesses filmes americanos, né, que ainda tem alguma coisa antiga ali.
06:40Acho até que nesse Missão Impossível, a Missão Impossível não, o Top Gun Maverick, ele entra naquele bar, tem uns bares antigos americanos,
06:49que ainda tem uma Jukebox ali, como aquela relíquia, né.
06:53Eu me lembro de uns cenários assim, não sei se tem exatamente nesse filme, mas é naquele tipo de bar que tem.
06:58Mas houve uma época em que aquilo era o que popularizava as músicas, né.
07:04E o Tony Bennett vem desde essa época de 1950 e tá tocando aí no mundo inteiro até hoje.
07:11O Tony Bennett começou mais como um cantor formatado pro mundo pop, né, pra tocar em Jukebox, pra...
07:18E aos poucos, especialmente a partir do fim dos anos 50, ele foi começando a conseguir, já com a popularidade que ele tinha, com o sucesso que ele tinha,
07:26e começou a gravar discos com a grande paixão dele, que é o jazz, né, que sempre foi o jazz e a grande tradição da canção americana,
07:35Gershon, Irving Berlin, Cole Porter, todas essas figuras, esses grandes compositores dos Estados Unidos na primeira metade do século XX.
07:43Então, tem um disco ótimo dele com Count Basie, com a banda do Count Basie, que é do início dos anos 60,
07:48e aí ele foi dirigindo a carreira dele, nunca deixou de ser popular, mas foi colocando mais jazz, mais swing,
07:56mais músicas interessantes no repertório que ele cantava nos shows.
08:03E cantou até os 95 anos.
08:05Ele parou porque os efeitos do Alzheimer, de que ele sofria, começaram a se fazer sentir, né,
08:10mas ele literalmente cantou do início dos anos 50, que é quando ele começou a gravar, até 2022, né, que foi o ano passado.
08:19E fez parcerias, e também soube renovar o público.
08:23Ele tem um acústico MTV, que foi gravado em 94, assim, no auge da explosão do grunge, né, Nirvana, Pro Jam e tal,
08:30que foi um sucesso enorme, e era o repertório clássico dele, o Tony Bennett não mudou nada, não fez nenhuma concessão.
08:36Era o repertório clássico dele apresentado por uma plateia de jovens que tá lá vibrando, vocês podem ver os vídeos no YouTube.
08:43Também tem duetos com a Amy Winehouse, né, eles gravaram juntos Bad and Soul, que foi a última coisa, inclusive, que a Amy gravou,
08:50e dois discos inteiros com a Lady Gaga, o Tick to Tick, que é de 2014, e o Love for Sale, que é de 2021,
08:56acham ambos muito bons, e mostrando os dotes de cantora da Lady Gaga, né, não apenas de artista pop.
09:02E que foi o último evento público dele, né, com a Lady Gaga, e fez duetos com Frank Sinatra, que o admirava muito,
09:09e elogiava a obra dele, e o Tony Bennett gravou New York, New York, né, aquela voz extraordinária,
09:17com músicas clássicas no sentido de fazerem parte da trilha sonora de tanta gente em tantos lugares do mundo.
09:26A gente que lida com a sujeira da política, com tanta gente baixa, né, sem talento nenhum,
09:31cujo talento, às vezes, é só enganar os outros, né, a gente sente quando perde uma personalidade que realmente tem talento,
09:40e que, enfim, imprimiu beleza ao mundo.
09:42E gostava de exercê-la, né, o Tony Bennett era um cara pra fora, extrovertido, feliz,
09:47tava sempre com um sorriso cantando.
09:49E, assim, se você quiser começar a conhecer, se você que não conhece e quiser começar a ouvir o Tony Bennett,
09:55também tem muita coisa no Spotify, eu gosto particularmente de uma coletânea chamada Tony Bennett Jazz,
10:00que foi lançada pela Columbia no final dos anos 80, e é excelente.
10:04E no YouTube, também é fácil de ver, tem um vídeo de menos de meia hora,
10:09que é um dueto dele com o Bill Evans.
10:11O Bill Evans era um pianista extraordinário, que morreu no início da década de 80,
10:15e que raramente acompanhava cantores.
10:19O Tony Bennett foi uma das únicas exceções, eles gravaram dois discos juntos,
10:23e esse vídeo no YouTube mostra um pouco do repertório.
10:26Também caça em todos os... eu não vi inteiro,
10:29mas tem vários videozinhos da aparição dele no Acústico MTV de 94,
10:33todos eles valem ser assistidos.
10:36Tem participações especiais do Elvis Costello e da Cady Lang,
10:40mas o solo dele, todos os solos, a entrada dele cantando Fly Me To The Moon,
10:45se não me engano, tudo vale a pena ser visto.
10:47Então, essas são as minhas recomendações para esse fim de semana, Felipe.
10:53Maravilha! Curtam o João Donato, o Tony Bennett.
10:55Aliás, o Tony Bennett serviu nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial
11:01como soldado de infantaria do Exército dos Estados Unidos,
11:06lá no Teatro Europeu.
11:07Devia ter muita história para contar,
11:09e a gente lamento não ter entrevistado ele.
11:11Sim, nossa!
11:12Imagina ele aqui no Papo Antagonista, né, Rogério?
11:14A gente entrevistou o Tony Bennett.
11:18Mas eu vim para cá, Robson, deixa eu fechar o programa
11:20contando para o Robson que eu falei que ia falar ao vivo,
11:24em pedalando aqui para o Antagonista,
11:25e já sextou aqui no entorno, né?
11:28Você sabe que os bares já estão tocando as músicas,
11:30aí estava tocando um alto, sabe qual, Robson?
11:33Essa é da sofrência, essa mexe com o coração.
11:36Talismã, vai saudade, diz para ela, diz para ela acontecer,
11:39sabe aquela coisa toda?
11:41Uma beleza que é parceria do meu queridíssimo Michael Sullivan.
11:46Mando um abraço para ele, com o Paulo Massada,
11:48seu grande parceiro letrista, né?
11:49O Michael Sullivan que criava essas melodias extraordinárias
11:52que fazem parte da trilha sonora da vida de todos os brasileiros.
11:55Tem muito brasileiro que não conhece o Michael Sullivan,
11:56mas sabe cantar de coro um monte de música dele.
11:59Porque tem do Roberto Carlos, da Xuxa, do Chiclete com Banana,
12:03do Tim Maia, da Gal Costa, é um repertório imenso.
12:07É um hit maker incrível.
12:08Exatamente, e as músicas infantis de todos aqueles grupos daquela época.
12:13Então, foi a melhor entrevista que eu fiz na vida, né?
12:16Não foi com nenhum político, não.
12:17Foi com o Michael Sullivan, ele tocando um violão sem uma cor,
12:19que esqueceu de levar o violão, a gente arrumou um para ele,
12:21estava faltando a cor, e foi muito divertido.
12:24Então, fica aí a recomendação para ouvir Talismã também.
12:27Tem grande sucesso na voz de duplas sertanejas,
12:30mais além do Tony Bennett e do João Donato.
12:32Rogério Ortega, bom fim de semana para você, muito obrigado.
12:34Bom fim de semana, Felipe, bom fim de semana, pessoal.
Seja a primeira pessoa a comentar