A partir desta segunda-feira (23), medicamentos como Ozempic, Wegovy e similares só poderão ser vendidos com retenção de receita médica. A medida busca coibir o uso indiscriminado desses remédios, especialmente para fins estéticos, e alerta para os riscos dos efeitos colaterais. Reportagem: Danúbia Braga
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/zZ6ocM0_jeg
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos gerar nossa reportagem mais uma vez, falar de saúde agora, porque a partir de hoje as vendas de medicamentos como ozenpik, monjaro, uigov, que são aqueles medicamentos usados para tratar a diabetes tipo 2, obesidade, terão controle mais rigoroso.
00:17A Danúbia Braga vai explicar pra gente o que muda na prática então a partir de hoje, Danúbia.
00:22Olha, a partir de hoje vai ser necessário então a receita ficar retida na farmácia.
00:31Antes já era preciso a prescrição médica, mas a receita não precisava ficar retida na farmácia.
00:37De acordo com a Anvisa então, ela decidiu em abril e aí passa a valer a partir de hoje, de que é necessário que essa receita fique retida para esses medicamentos análogo ao GLP-1, justamente para tratar então diabetes tipo 2.
00:52e obesidade.
00:53Mas a agência também diz que justamente essa medida é para evitar a venda indiscriminada desse medicamento.
01:02Mas que o médico que precisar prescrever para outros tipos de tratamentos, em que ele não veja um risco maior ali para a saúde da pessoa, vai poder então continuar usando, por exemplo, às vezes para emagrecimento, desde que tenha uma prescrição médica.
01:18Essas receitas valem por 90 dias, é necessário que o médico então coloque a posologia a cada 30 dias e o farmacêutico não pode aceitar nenhuma receita que esteja vencida, né?
01:30Com prazo acima de 90 dias.
01:33Essas receitas vão funcionar como já acontecem hoje em dia com antibióticos, em que são de tarde a vermelha, mas é necessário ali que a receita então fique na farmácia.
01:43Algumas empresas aí acreditam, algumas empresas farmacêuticas acreditam que não seria necessário então essa receita ficar retida, mas que a manipulação desses medicamentos, essa sim fosse proibida, as farmácias de manipulação.
01:59Com isso então ficou decidido pela Anvisa ainda assim, de que sim, a partir de hoje é necessário então duas, é uma segunda via de receita, né?
02:09Em que a farmácia vai precisar então ficar com esse documento para que seja vendido esses medicamentos.
02:15Volto com vocês no estúdio.
02:17Obrigada, Danúbia Braga aqui direto das ruas de São Paulo. Até já.
Seja a primeira pessoa a comentar