Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 meses
No Papo Antagonista desta terça-feira (9), Claudio Dantas, Mario Sabino e Pedro Cerize comentaram as perspectivas econômicas para o Brasil em meio a um cenário de irresponsabilidade fiscal e uma sequência de governos populistas.
--
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL​

Confira mais notícias em nosso site:
https://www.oantagonista.com​

Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista​
https://www.twitter.com/o_antagonista​
https://www.instagram.com/o_antagonista

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Aliás, vamos falar de coisa pior, o STJ acabou de anular todos os atos do juiz Tabaiana, porque foi declarado incompetente, agora virou, essa virou a muleta dos tribunais superiores para anular processo, denúncia consolidada, processo instruído, tá aí, vocês estão vendo a manchete, acabou, o STJ zerou a rachadinha,
00:27quer dizer, o caso do Flávio Bolsonaro, peculato, organização criminosa, as acusações apresentadas contra o Flávio por uma prática ocorrida no seu gabinete, quando o deputado estadual foi anulada, foi zerada, e isso significa que acabou, acabou como aconteceu com o caso do sítio de Atibaia, como aconteceu com o Triplex, como aconteceu com os casos referentes aí ao Moro e outro, ao Lula,
00:57e outros da Lava Jato, quer dizer, você declara o juiz incompetente, né, e anula todos os atos desse juiz, então aí a gente entra num outro ponto, Pedro, que eu acho que também vocês em algum momento
01:12precificam isso, né, o risco que se estabelece, é com a insegurança jurídica, porque a gente está falando, obviamente, de um caso específico aqui, que é do Flávio Bolsonaro,
01:23mas essa insegurança jurídica, ela também se reflete em temas que atingem a economia de forma direta, né, complicado.
01:34É, eu acho que, é, se a gente tivesse uma, a chance do Noronha ser indicado para o STF, acho que aumentou, né.
01:44É, eu não sei se aumentou, mas o que eu quero ver agora é se vai ter bolsonarista propondo fechamento de tribunal superior, né,
01:56acho que não, né, Cláudio, né, ou só fecha o STF e deixa o STJ, transforma o STJ em STF, qual vai ser a...
02:04A nova narrativa, né, a nova narrativa, né, a narrativa. Aliás, as coisas estão muito estranhas, né, você tem uma votação onde o PT vota
02:17para a manutenção do teto e contra o Bolsa Família. É, é uma coisa... Como se fosse verdade, é, como se eles defendessem a responsabilidade fiscal, né.
02:29E o Ciro dizendo, e o Ciro dizendo que o mercado precificou isso lá em outubro, né, o mercado já precificou o furateto, né, o Ciro Nogueira, então, é de doer.
02:42O Ciro Nogueira.
02:44Olha, a gente tinha.
02:45Olha só.
02:46O Brasil, é, eu diria assim, hoje eu estava vendo um negócio que, desde 2020, a única bolsa no mundo que cai é a bolsa no Brasil.
02:57O Brasil é uma...
02:59O Brasil é não só uma vergonha política, né, mas como é uma vergonha na performance dos ativos, né.
03:11Então, se você vê, assim, o trabalho que o Paulo Guedes, essa equipe econômica, junto com toda essa comunicação, quase...
03:23Nossa, é uma coisa... É quase um trabalho contrário, né.
03:26Era difícil você construir uma imagem tão ruim para um país, né.
03:30Isso se refletiu nessa... no valor do Brasil, né.
03:35Que, por mais que você fale, por mais dos absurdos que acontecem, a bolsa brasileira tem uma performance pior do que a bolsa argentina em dólar desde 2019.
03:47É impressionante. Incrível.
03:51Olha...
03:52Outra coisa, hein. O Brasil não está pior do que a gente ainda desde 2019.
03:55É porque a gente não só fez um trabalho ruim do ponto de vista econômico, mas nem tão ruim assim por causa desses freios que foram criados lá atrás.
04:02Mas a imagem e o discurso foi uma coisa...
04:06E quando você fala que o Brasil pode estar condenado a dar certo, se respeitar o teto de gasto durante 20 anos, é dar certo assim, né.
04:18Dentro de uma perspectiva muito...
04:21Limitada.
04:22Muito modesta e limitada, né.
04:24A gente vai sair de muito pobre para pobre.
04:26Dobrar o nosso PIB não é nada mais do que recuperar a posição que a gente está em 2010.
04:30Esse é o ponto, quer dizer, o Brasil, mesmo quando se der certo, vai estar dando errado, né.
04:35Por quê?
04:36Porque é uma vergonha, porque não há plano para o Brasil, não há projeto de país, não há um pacto, né, entre as diversas forças,
04:47entre os diversos segmentos da sociedade, para que esse país dê certo, que ele possa crescer suficientemente para se tornar um país rico.
04:56O que é um país rico?
04:57O país rico é o que tem uma população, né, capaz de exercer o seu potencial, né, no limite, né.
05:09Então, tem que ter educação, tem que ter saúde, tem que ter emprego, tem que ter infraestrutura, né, tem que ter tranquilidade, né.
05:16O Brasil, Pedro, outro dia eu estava passando pela Avenida Paulista, eu fiquei impressionado,
05:24porque no vão do MASP, debaixo do Museu do Estado de São Paulo, aquilo ali virou um acampamento de gente sem teto, de miserável,
05:35coisa que eu nunca tinha visto como paulistano que sou, debaixo do vão do MASP.
05:39Eu não estou falando, que também já está um absurdo, na Praça Princesa Isabel, no centrão mesmo, estou falando da Avenida Paulista, né.
05:48Então, assim, a gente está piorando, né, ao não criar uma perspectiva de um país que seja capaz de crescer o suficiente
05:56para que as pessoas, elas possam ingressar no mercado consumidor, né, num segmento social mais alto.
06:07Essa é a tragédia brasileira.
06:10Então, quando, se o Brasil der certo, por causa do Tate Grasso, como você falou, ainda assim vai estar dando errado.
06:18Porque, como ele disse, a gente vai estar passando de um país muito pobre para um país pobre, para uma condição de país pobre.
06:25Enquanto os outros que estavam na nossa condição, muitos deles, já são países ricos.
06:31Interessante.
06:34Se pode transformar, é, é, a capacidade do brasileiro de consumir coisas básicas foi reduzida.
06:44Foi reduzida.
06:45Ou seja, e coisas, e isso acho que abre um, é a grande, um candidato que vocês, né, acho que todos aqui, eu mesmo imaginei que estava morto, né.
06:57Até gostaria que ele disputasse a eleição, ele só morreria, de fato, quando ele perdesse a eleição, que seria o Lula, né.
07:04Ele renasceu.
07:06Ele renasceu dessa vontade do povo de voltar a comer carne como ele comia na época.
07:12Vocês vão querer que essas pessoas, vão querer dizer que essas pessoas, anticorrupção,
07:15eles querem simplesmente voltar ao mínimo, recuperar coisas que, de pouco tempo, eles perderam para casa.
07:27Então, vamos lá.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado