Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 8 horas
O Congresso do Peru destituiu nesta terça-feira o presidente interino José Jerí por má conduta funcional e falta de idoneidade para exercer o cargo, após um julgamento político.

Jerí, o sétimo chefe de Estado peruano em 10 anos, foi removido do cargo ao qual chegou como presidente do Congresso em outubro de 2025.

O Parlamento vai eleger nesta quarta-feira um novo chefe do Legislativo, que assumirá automaticamente a presidência interina do Peru até 28 de julho.

Jerí foi presidente do Congresso até que, em 10 de outubro, substituiu na presidência Dina Boluarte, destituída pelo Parlamento em um julgamento político relâmpago no qual se alegou sua incapacidade de resolver uma onda de extorsões e assassinatos por encomenda.

A destituição de Jerí, de 39 anos e cujo mandato terminaria em julho, ocorre a poucas semanas das eleições gerais de 12 de abril.

Depois de um início marcante, com aprovação de quase 60% nas pesquisas devido ao impulso dado à luta contra o crime organizado, a popularidade de Jerí caiu para 37% em fevereiro.

As críticas surgiram quando o Ministério Público abriu em janeiro uma investigação preliminar por suposto crime de "tráfico de influência e patrocínio ilegal de interesses", após vir à tona um encontro com um empresário chinês que faz negócios com o governo. A esse encontro Jerí compareceu encapuzado.

Sua situação se complicou na semana passada com outra investigação por "tráfico de influência", diante de sua suposta intervenção na contratação de nove mulheres em seu governo.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:01O Congresso do Peru destituiu nesta terça-feira o presidente interino José Riri por má conduta funcional e falta de
00:07idoneidade para exercer o cargo, após um julgamento político.
00:11Riri, o sétimo chefe de Estado peruano em 10 anos, foi removido do cargo ao qual chegou como presidente do
00:17Congresso em outubro de 2025.
00:19O Parlamento vai eleger nesta quarta-feira um novo chefe do Legislativo, que assumirá automaticamente a presidência interina do Peru
00:26até 28 de julho.
00:28Riri foi presidente do Congresso até que, em 10 de outubro, substituiu na presidência Dina Boloarte, destituída pelo Parlamento em
00:35um julgamento político relâmpago,
00:37no qual se alegou sua incapacidade de resolver uma onda de extorsões e assassinatos por encomenda.
00:42A destituição de Riri, de 39 anos, e cujo mandato terminaria em julho, ocorre há poucas semanas das eleições gerais
00:50de 12 de abril.
00:50Depois de um início marcante, com aprovação de quase 60% nas pesquisas devido ao impulso dado à luta contra
00:57o crime organizado,
00:59a popularidade de Riri caiu para 37% em fevereiro.
01:03As críticas surgiram quando o Ministério Público abriu em janeiro uma investigação preliminar por suposto crime de tráfico de influência
01:10e patrocínio ilegal de interesses,
01:12após vir à tona um encontro com um empresário chinês que faz negócios com o governo.
01:17Nesse encontro, Riri compareceu encapuzado.
01:21Sua situação se complicou na semana passada com outra investigação por tráfico de influência,
01:26diante de sua suposta intervenção na contratação de nove mulheres em seu governo.
Comentários

Recomendado