O Congresso do Peru destituiu nesta sexta-feira a presidente Dina Boluarte em um julgamento político incentivado pela crise de insegurança e nomeou em seu lugar o até então presidente do Legislativo. Foto de Capa:
Foto de Capa: Handout (AFP) Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
00:00O Congresso do Peru destituiu nesta sexta-feira a presidente Dilma Buluart, após aprovar pouco antes um processo de impeachment motivado pela grave crise de insegurança que o país enfrenta.
00:13Buluart foi removida do cargo que ocupava desde dezembro de 2022, com 118 votos dos 122 parlamentares presentes na sessão iniciada na noite de quinta-feira.
00:23A mandatária se recusou a exercer seu direito de defesa e rejeitou comparecer às 23 e 30 locais ao julgamento de destituição perante o Congresso.
00:33Buluart também é investigada pelo Ministério Público pela repressão aos protestos que se seguiram à sua posse e, segundo entidades de direitos humanos, deixaram cerca de 50 mortos.
00:43Ela também enfrenta outros dois processos, um por ter feito uma cirurgia no nariz sem comunicar ao Congresso, como exige a lei, e outro pelo chamado Rolexgate, após ter sido visto em 2024 com joias de luxo não declaradas em sua lista de bens.
00:58Com a destituição, Buluart perde o foro privilegiado e poderá ser processado e condenado.
01:04Na mesma sessão parlamentar do impeachment, o chefe do Congresso, José Reri, foi empossado presidente do Peru.
01:10O advogado de 38 anos assumiu o cargo até 26 de julho de 2026 e afirmou que o país realizará eleições gerais em abril, prometendo formar um governo de transição de base ampla.
Seja a primeira pessoa a comentar