Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Ministério Público Federal em Minas Gerais solicitou à Justiça o bloqueio de R$ 200 milhões da Vale e a suspensão da venda ou transferência dos direitos minerários da Mina de Viga, em Congonhas, após um transbordamento de água e sedimentos que afetou cursos d’água que alimentam o Rio Paraopeba. Segundo a ação, o episódio causou assoreamento de córregos e danos à vegetação na região, que já foi impactada pelo rompimento da barragem de Brumadinho há sete anos.

Assista ao Jornal da Manhã 2ª Edição na íntegra: https://youtube.com/live/DnTMwrf6eR0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Seguimos com informações aqui do Brasil, porque após dois vazamentos de lama que afetaram as Minas da Vale em menos de 24 horas, o Ministério Público Federal protocolou uma segunda ação cautelar contra a empresa.
00:16A gente chega ao vivo com Minas Gerais aqui, o repórter Rodrigo Costa, que diariamente traz informações do Estado Mineiro aqui no Jornal da Manhã, que está acompanhando os desdobramentos dessas ações, então, entre a Vale, denúncias, Ministério Público.
00:32Quais são as novidades? Rodrigo, bom dia, bem-vindo.
00:36Bom dia, Beatriz. Um bom dia pra você e pra todos que acompanham o Jornal da Manhã.
00:39Vamos falar de valores, então. Após solicitar o bloqueio de um bilhão de reais das contas da Vale em razão do extravasamento de uma cava na mina de fábrica, o Ministério Público Federal agora requereu o congelamento de mais 200 milhões de reais, desta vez pela mina de Viga, onde foi registrado o segundo vazamento.
01:00De acordo com o Ministério Público Federal, a ação também pede a suspensão imediata da venda ou transferência dos direitos minerários da mina de Viga.
01:10O órgão alega que falhas identificadas em estruturas de mineração provocaram o transbordamento de água e sedimentos, que inclusive atingiu cursos d'água que alimentam o rio para a Opeba, causando assoreamento e também danos à vegetação.
01:27A ação argumenta que o vazamento da lama da mina de Viga revelou, conforme vistorias realizadas no local, falhas no controle de operação de estruturas de contenção de efluentes da mina.
01:40Também foi considerado agravante o fato de a mineradora não ter comunicado o incidente imediatamente às autoridades,
01:47O que, de acordo com a informação dessa apuração, diz que dificultou a resposta da defesa civil justamente aos problemas causados pelo extravasamento.
02:00O Ministério Público Federal também solicitou uma série de medidas para garantir a segurança, como a contratação de uma auditoria técnica independente,
02:09para acompanhar as obras necessárias, a estabilidade das cavas e também dos reservatórios.
02:15A Vale deve apresentar um relatório completo sobre a situação das estruturas semelhantes também em todas as minas que administra no estado aqui de Minas Gerais
02:24e contratar uma análise química detalhada do material vazado.
02:28O objetivo é identificar a eventual contaminação dos corpos d'água atingidos, além de dimensionar o dano ambiental causado.
02:37A Vale deve apresentar uma análise química detalhada do material vazado.
02:46A Vale deve apresentar uma análise química detalhada do material vazado.
Comentários

Recomendado