00:00Oi, Gorda Maceno, quero aproveitar que a gente tá batendo um papo aqui e pedir pra você contar a tua apuração sobre uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, meu amigo.
00:11Exatamente, o líder do Partido Liberal no Senado, o senador Rogério Marinho, vai visitar daqui a pouquinho, no Complexo Penitenciário da Papuda, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
00:23E eu tenho algumas informações de bastidor pra vocês em torno deste assunto.
00:28Caberá a Rogério Marinho avisar ao ex-presidente que ele pode perder a patente nas Forças Armadas, pode ser expulso das Forças Armadas.
00:39Ontem, o Superior Tribunal Militar concedeu uma coletiva de imprensa dizendo que recebeu um pedido do Ministério Público Militar pela perda do mandato de Bolsonaro e de generais condenados na trama golpista.
00:53Bolsonaro ainda não sabe disso e a primeira visita que ele vai receber logo depois dessa coletiva de imprensa é de Rogério Marinho.
01:01Então, a expectativa é que o senador avise a Jair Bolsonaro que ele pode perder a patente e ser expulso das Forças Armadas.
01:10Um outro bastidor que eu tenho para vocês é a respeito da chapa de Flávio Bolsonaro para a presidência da República nas eleições deste ano.
01:20Isso porque o nome de Rogério Marinho ganha muita força ali no Partido Liberal para que ele seja o candidato a vice de Flávio Bolsonaro.
01:28Porque Rogério Marinho tem muita influência dentro do Congresso Nacional e é um nome que cresceu entre os aliados e os apoiadores do ex-presidente.
01:39Então, a chapa eleitoral de Flávio Bolsonaro também deve ser um assunto a ser tratado nessa visita de Rogério Marinho ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
01:50Daqui a pouquinho eu também estarei ali em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda acompanhando todos os destobramentos e a qualquer momento posso voltar com novidades.
02:00Evandro, Beatriz.
02:02Obrigado pelas informações, Igor Tamacena.
02:03Então, temos duas questões aqui para tratar com os nossos comentaristas.
02:06Já vamos chamá-los, o Acácio Miranda e também o Lucas Merreiro que estão conectados conosco hoje aqui.
02:12O Acácio Miranda, sobre essa visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como é que você avalia a possibilidade de perda de patente e, principalmente, a consequência política que isso poderia trazer ou não no momento em que já há uma prisão e várias questões jogadas sob a luz sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro?
02:33A patente, a perda da patente é uma consequência jurídica natural.
02:38O Estatuto dos Militares e o próprio Código Penal determinam que, no caso de condenação superior a determinada quantidade, há a perda da patente de qualquer outro cargo público exercido anteriormente por aquele condenado.
02:53No que diz respeito aos efeitos políticos, eu acho que eles inexistem, Evandro.
02:58O ex-presidente Jair Bolsonaro já cativou o seu eleitorado, o seu eleitorado não acredita nesta condenação, então os efeitos políticos não trarão, não trarão qualquer tipo de dificuldade, não trarão qualquer tipo de embrólio político ao ex-presidente.
03:20Lucas Merreiro, somando nessa conversa também com essa análise envolvendo esse anúncio de Bolsonaro perder ou não essa patente, a expectativa, como aqui o Miranda disse, é que isso ocorra até porque é um rito processual.
03:34Assim como a gente vê deputados condenados sem possibilidade de recurso, perdendo a vaga na Câmara ou qualquer outro político, isso se estende aos militares.
03:45Por isso, Bolsonaro, sim, deve ser comunicado em breve dessa perda de patente.
03:50Ainda sobre esses efeitos políticos, falando agora aqui da candidatura de Flávio Bolsonaro, alguém vai adotar uma narrativa em torno disso.
03:58Os dois lados a gente imagina, um mais naquela linha de perseguição política e o outro naquela frente de trazer a culpa, de colar ali o erro do adversário, como que você interpreta isso?
04:10Exatamente dessa forma que você colocou, Beatriz. É exatamente isso que vai acontecer.
04:16Qualquer coisa que ocorra contra o ex-presidente Jair Bolsonaro acaba sendo utilizado pelos dois lados para reforçar uma narrativa.
04:23Eu concordo com o Acácio de que não haverá um grande prejuízo político para o Jair Bolsonaro.
04:29Primeiro porque todo prejuízo político que ele poderia sofrer, ele já sofreu.
04:32Ele está preso, ele está inelegível, ele já não tem mais aquele amplo apoio que ele tinha, apesar de ter muito apoio da população ainda, claro, mas não tem todo aquele apoio.
04:41Agora, eu acho simbólico ele acabar perdendo a patente de militar.
04:46Porque, na verdade, isso já deveria ter acontecido lá em 1986, quando Jair Bolsonaro plantou bombas num quartel
04:54porque ele estava protestando contra salários baixos lá, para aumentar os salários dos militares.
04:59Claro, sempre, desde a sua vida pregressa ali, sempre defendendo interesses corporativistas.
05:05Desde aquela época, ele já deveria ter sido expulso com desonra do exército, né?
05:10Sempre foi insubordinado, nunca representou bem as Forças Armadas, sempre teve atrito com as Forças Armadas.
05:16Vamos lembrar que, durante o governo dele, os três chefes das Forças Armadas pediram demissão.
05:21isso lá em 2021.
05:23Então, nada mais justo agora que ele perca a sua patente, ainda que isso não ofereça grandes efeitos políticos, é verdade.
Comentários