Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O governo federal decidiu manter a política de restrição de passageiros no Aeroporto Santos Dumont (SDU), segundo anúncio feito após reunião no Palácio do Planalto com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente Lula e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A decisão revoga a possibilidade de flexibilização das regras e reforça a estratégia de integração entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão, adotada desde 2023 para redistribuir voos e fortalecer o terminal internacional. A medida atende a críticas do prefeito, que alertava para o risco de prejudicar a recuperação operacional do Galeão.

Assista ao Jornal da Manhã 2ª Edição na íntegra: https://youtube.com/live/DnTMwrf6eR0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E o governo optou por cancelar a medida que permitia a flexibilização do limite de passageiros por ano no aeroporto Santos Dumont.
00:07Vamos entender o quanto essa medida, então, traz um alívio para o outro aeroporto aqui com o nosso Rodrigo Viga.
00:15Explica tudo isso pra gente, Viga. Bem-vindo.
00:18Galeão tá respirando aliviado?
00:20Fala, Sininho. Bom dia pra...
00:21É, rapaz. As autoridades também.
00:24Bom dia pra você, pra Bia, pro nosso ouvinte espectador internauta da Jovem Pan.
00:30Meu caro Sininho, o que que acontece?
00:33O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, já tinha prometido no fim do ano passado ter um tete-a-tete, um olho no olho, né, com o presidente Lula e com o ministro de Porto do Aeroporto, Silvio Costa Filho,
00:40para tratar desse assunto que vinha assombrando, um assunto meio fantasmagórico para as autoridades, que era a flexibilização de voos no Santos Dumont.
00:47Ou seja, paulatinamente, gradativamente, aumentar o número de voos e, consequentemente, de passageiros no Santos Dumont.
00:52O que é muito mais bonito, sem dúvida alguma, mas, segundo as autoridades daqui, é preciso haver uma sinergia com o Galeão para não haver um novo esvaziamento do Terminal Internacional do Rio de Janeiro.
01:02Pois bem, ele foi a Brasília e disse que obteve a garantia de Silvio Costa Filho e do presidente Lula que não haverá mudanças nas regras de restrição ao Santos Dumont.
01:09Isso ajuda o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, uma vez que, a partir de 2023, voos que estavam alocados, que tinham como destino final o Santos Dumont,
01:20foram realocados para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, que no ano passado bateu um recorde de passageiros, quase 18 milhões,
01:29um crescimento de 125% em relação a 2023, quando começaram a vigorar aquelas medidas de restrição ao Santos Dumont.
01:35Ou seja, tudo como Dante no quartel de Abranches, nada muda, essa é a garantia do prefeito Eduardo Paes, dando esse alívio, esse respiro para as autoridades aqui da cidade, do Estado.
01:47Ele usou toda a sua habilidade política, a gente não pode negar, ele tem bastante, o seu canal aberto com o presidente Lula, para garantir que nada vai mudar em 2026,
01:56um ano bastante delicado, sensível, que tem um negocinho importante ali em outubro, né, Cine? Uma tal de eleição, não é isso?
02:02Exatamente, seu Rodrigo Vigo, uma tal de eleição que mobiliza todas as decisões e movimenta tudo aquilo que a gente vai acompanhar das autoridades agora em 2026.
Comentários

Recomendado