Ministro Silvio Costa Filho anuncia ofensiva para nacionalizar a frota comercial. Na reportagem de Marcelo Matos, o governo detalha o plano de usar linhas de crédito do BNDES e do Fenac para incentivar Latam, Gol e Azul a adquirirem aeronaves da fabricante brasileira, criticando a falta de prioridade de gestões anteriores com a indústria nacional.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/LfwtIfmIySg
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu que empresas aéreas do país comprem aviões da Embraer com linhas do BNDES para estimular o setor nacional.
00:10Acompanhe com Marcelo Matos.
00:13O ministro de Portos e Aeroportos defende que as aéreas brasileiras comprem os aviões da Embraer.
00:21Silvio Costa Filho avalia que faltou prioridade dos governos anteriores.
00:26Mas lembrou e ressaltou que a Embraer tem 1.700 aeronaves na fabricante nacional que operam hoje nos Estados Unidos.
00:36Recursos de 5 bilhões de reais que serão disponibilizados através do BNDES e outras instituições financeiras.
00:45Recursos do FENAC para que as empresas aéreas brasileiras, Latam, Goa, Azul, entre outras, possam comprar aviões da Embraer.
00:54Em agenda no Aeroporto Internacional de São Paulo, Silvio Costa Filho acompanhou o plano de investimento da concessionária Gru Airport, de 2,5 bilhões de reais até 2029.
01:07Somando o aeroporto de Guarulhos com Congonhas, podemos chegar a mais de 8 bilhões de investimentos só nesses dois aeroportos.
01:17Além disso, a gente está trabalhando para fortalecer o aeroporto de Catarina, a gente está fazendo investimentos em aeroportos regionais aqui no estado de São Paulo.
01:26O presidente da concessionária, Oswaldo Garcia, anunciou o início da integração dos trens da CPTM com o veículo leve sobre trilhos para que os passageiros tenham acesso aos terminais já em 2026.
01:41O trem já começou a operar nos horários pré-programados, transportando funcionários a princípio, que são horários específicos, e eles devem entrar na certificação e no comissionamento agora no primeiro trimestre deste ano.
01:59Então a gente espera que no final do primeiro trimestre já esteja operando inicialmente em uma escala de 8 horas, mas já com passageiros.
02:06O principal hub da América Latina, aqui o aeroporto internacional de São Paulo, que fica em Guarulhos, Cumbica, nós tivemos aí os efeitos das rajadas de vento, que atrasaram as chegadas, as partidas, sagões estão lotados aqui, nós falamos do Terminal 2,
02:22e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, garantiu que um gabinete de crise foi montado e que pelo menos mais de 110 voos foram afetados em todo o Brasil.
02:32O senhor Maranhão vai esperar três dias para chegar em Brasília, na sua primeira viagem de avião, inicialmente prevista para quarta-feira, mas agora agendada para a sexta-feira.
02:46Eu cheguei aqui uma hora da tarde ontem, peguei aquela fila todinha da noite, todinha naquela fila, e quando eu saí de lá fui dormir na cama do jumento, que é no chão.
02:56O que é a cama do jumento?
02:57A cama do jumento é o chão, e o tabiceiro era a mochila.
03:00E aí estou aqui hoje esperando o voo para amanhã de manhã, seis e meia da manhã.
03:06Já cancelaram o terceiro voo já.
03:07A concessionária apresentou o plano de expansão da capacidade de pátio e pista, dois novos terminais, ampliação das esteiras de bagagens, câmeras de segurança e a reformulação de todo o sistema elétrico.
Seja a primeira pessoa a comentar