Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Polícia Federal mira diretores do Rioprevidência em uma operação que apura irregularidades envolvendo ativos do Banco Master. A Operação Barco de Papel investiga fraudes em investimentos que colocam em risco o fundo de Previdência. Reportagem: Rany Veloso e Rodrigo Viga.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/mpT4joSezyI

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora são 9 horas e 25 minutos, a gente volta a falar sobre as investigações envolvendo o Banco Master.
00:05Porque olha só, a Rani Veloso traz justamente mais detalhes dessa investigação e atualizações da Operação Barco de Papel que a Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje.
00:18Rani, quando a gente pensa que as investigações ficavam concentradas somente ali na Faria Lima, somente aqui em São Paulo, elas também explodem pra outros cantos do Brasil, como é o caso do Rio de Janeiro.
00:30Exatamente, Paula Nobre, você resumiu de uma forma muito bem, porque dessa vez a Polícia Federal colocou aí no centro das investigações também o Rio Previdência, que é o Fundo de Gestão da Previdência dos Servidores do Rio de Janeiro.
00:47A Operação Barco de Papel deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Federal cumpre 4 mandados de busca e apreensão.
00:55E de acordo com uma fonte da Polícia Federal que confirmou pra gente, da Jovem Pan, os alvos são o presidente do Rio Previdência, o Davis Marcon Antunes, o diretor de investimentos,
01:08Euquério Lerner Rodrigues e o ex-gerente de investimentos que foi exonerado em dezembro do ano passado, Pedro Pinheiro Guerra Leal.
01:18Dessa vez, a Polícia Federal está investigando nove aplicações financeiras que foram feitas entre novembro de dois mil e vinte e três a julho de dois mil e vinte e quatro.
01:31Essas nove operações totalizaram mais de novecentos milhões de reais, que é exatamente novecentos e setenta milhões de reais, que são recursos do Rio Previdência, que foram empregados para aplicação de títulos de crédito do Banco Master.
01:49E possivelmente há irregularidades nessa operação de acordo com a Polícia Federal, que está investigando crimes de fraudes a operações financeiras, como por exemplo, gestão fraudulenta, desvio de recursos,
02:05também indução de repartição pública ao erro e fraude a fiscalização ou ao investidor, além de corrupção passiva e associação criminosa, organização criminosa.
02:19São esses os crimes, pelo menos seis crimes a Polícia Federal está investigando.
02:23Esses mandados foram expedidos pela Sexta Vara Criminal do Rio de Janeiro.
02:28Mas, inclusive, é importante ressaltar que houve colaboração com o Ministério da Previdência Social, que foi o responsável por elaborar um parecer, uma espécie de auditoria fiscal que eles realizaram através da Secretaria do Ministério,
02:47que deu impulso a essas investigações e detectou mais essa possível fraude.
02:53A gente lembra que essa é a terceira operação da Polícia Federal envolvendo o Banco Master.
02:59A primeira foi deflagrada no dia 17 de novembro do ano passado, quando Daniel Borcar, o dono do Master, estava prestes a embarcar em um jatinho para Dubai.
03:09No dia 18 de novembro do ano passado, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do banco, uma vez que ele não tinha mais a capacidade de honrar os seus compromissos financeiros.
03:20E nessa época foi ali, estourou a suposta fraude envolvendo mais de 12 bilhões de reais de venda de títulos de créditos falsos do Master, do BRB ao Master.
03:33Inclusive, sobre isso, só uma última atualização, essa é a informação de última hora, agora há pouco o Banco Central negou a participação do diretor de fiscalização,
03:44Ailton de Aquino Santos, numa possível interferência para que o Master, para que o BRB comprasse essas carteiras de crédito do Banco Master.
03:56Em nota, o diretor Ailton de Aquino disse que jamais recomendou a aquisição de carteiras fraudadas e que foi através da sua diretoria que foram constatadas essas possíveis irregularidades e que foram comunicadas.
04:10O diretor também, inclusive, colocou à disposição do Ministério Público Federal e da Polícia Federal as informações bancárias, fiscais e também dos registros de conversa com o ex-diretor do Banco de Brasília,
04:23Paulo Henrique Costa, para que sejam feitas as investigações.
04:27Então, portanto, eles também falam que compete a cada instituição financeira, conforme a legislação em vigor, a exclusiva integral responsabilidade pela análise da qualidade dos créditos que adquire em mercado,
04:40devendo manter os procedimentos e controles internos necessários para o gerenciamento dos riscos e dos seus negócios.
04:47Então, vazou ali possíveis conversas de que o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, teria influenciado o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa,
04:58a compra dessas carteiras fraudulentas do Master, coisa que foi negada agora em nota pelo Banco Central. Volto com vocês.
05:06É isso, a Rani Veloso trazendo todas as informações e detalhes sobre as investigações do Banco Master, ela que tem trazido detalhes e informações todos os dias, tem trazido o bastidor para a gente.
05:17Obrigada, viu, pelo seu trabalho, Rani.
05:19E ainda nesse tema, falando sobre essa operação Barco de Papel, que a Rani trouxe para a gente também, a gente volta ao Rio de Janeiro, onde a Polícia Federal realizou, nesta terça-feira,
05:29essa operação para apurar crimes contra o sistema financeiro nacional, envolvendo uma autarquia estadual de Previdência.
05:38Vigar, quais são os novos detalhes que você traz para a gente? Você que está aí na Polícia Federal, é isso? Na sede? No Rio?
05:45É isso, é isso, Paula. E as diligências continuam acontecendo embaixo da Zona Sul, como Urca, Botafogo, na sede da Rio Previdência, aqui no centro da cidade do Rio de Janeiro.
05:55E o que a gente pode apurar é que a operação desta sexta-feira Barco de Papel teve como ponto de partida depoimentos colhidos ao longo das investigações nesses últimos meses.
06:09E alguns depoimentos chamaram bastante a atenção, principalmente de ex-integrantes do chamado Comitê de Investimentos do Rio Previdência,
06:18que é a Caixa de Previdência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, que atende mais de 260 mil aposentados e pensionistas.
06:24Segundo relatos de ex-integrantes desse Comitê de Investimentos do Rio Previdência, havia uma espécie de permissão preliminar, autorização,
06:35para que fossem feitos investimentos de 120 milhões de reais em títulos emitidos pelo Banco Master.
06:42Isso foi lá atrás, no ano de 2023.
06:45Mas, de forma inadvertida, de forma injustificável, esses investimentos autorizados para 120 milhões de reais chegaram ao montante de 970 milhões de reais.
06:58Ao todo foram nove operações no intervalo curto entre novembro de 23 e julho de 24.
07:05E isso tudo está sendo devidamente apurado, levantado nas investigações.
07:12E as diligências que estão acontecendo nesta sexta-feira tem como fundamento, tem como objetivo, justamente,
07:17angariar mais informações, mais documentos, mais detalhes sobre essas operações autorizadas pelo presidente,
07:26diretor-presidente da Rio Previdência e também de ex-dirigente da Rio Previdência.
07:31Como eu disse, são quatro mandatos de busca e apreensão na Barco de Papel, que estão sendo cumpridos em bairro da zona sul do Rio de Janeiro
07:37e na sede da Rio Previdência, que fica bem aqui na região central do Rio de Janeiro.
07:43Caso que chama bastante atenção desde o ano passado, quando veio à tona a prisão de Daniel Borcaro e também a liquidação do Banco Master.
07:52Até agora, nem governo do estado, nem Rio Previdência se manifestaram, se pronunciaram sobre essa operação da Polícia Federal.
08:00A gente fica aqui com o canal aberto, aguardando todas essas investigações e aguardando principalmente o pronunciamento do governo do Rio de Janeiro,
08:09que segue pagando normalmente aposentadorias e pensões aos mais de 260 mil pensionistas e aposentados do estado do Rio de Janeiro.
08:18Rapidamente, quebrando o protocolo, só para dizer também que tem uma outra investigação em curso pela Polícia e também pelo Ministério Público,
08:26a despeito em relação, melhor dizendo, ao ex-vereador Gabriel Monteiro, que essa semana postou um vídeo nas redes sociais
08:37mostrando que estourou junto com policiais militares fardados um bingo clandestino na periferia do Rio de Janeiro.
08:45Agora, o Ministério Público quer investigar quem são esses policiais militares que participaram dessa diligência,
08:52dessa ação liderada pelo ex-vereador Gabriel Monteiro, que foi detido em 2022, acusado de abusar sexualmente.
09:00pediu uma jovem de 23 anos de idade e foi beneficiado no ano passado por uma decisão da soltura decidida,
09:07determinada pelo Supremo Tribunal Federal.
09:10Nessa operação que aconteceu de forma informal na periferia do Rio de Janeiro, nesse bingo clandestino,
09:17quatro pessoas foram detidas, conduzidas a delegacias e ainda houve apreensão de dinheiro espécie,
09:23mais de 18 mil reais e máquinas de caça-níquel, além de eletrônicos e outros documentos nessa operação informal
09:32liderada pelo ex-vereador, ex-PM, youtuber Gabriel Monteiro, na periferia do Rio de Janeiro.
09:38Viu, minha cara, Paulo?
09:40Informações com o Rodrigo Viga, falando diretamente do Rio de Janeiro, que está na sede da Polícia Federal no Rio,
09:45inclusive acompanhando os detalhes, os desdobramentos desse caso, barco de papel,
09:49mas, enfim, um desdobramento do envolvimento com o Banco Master.
09:53Obrigada, Viga!
Comentários

Recomendado