O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses como forma de pressionar o presidente Emmanuel Macron a aderir ao chamado “Conselho da Paz”, iniciativa proposta por Trump para a resolução de conflitos globais.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/lqeQmlXeX_U
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos para os temas internacionais. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses.
00:11Eliseu Caetano participa com a gente em direto de Miami, tem todos os detalhes pra gente.
00:16Qual seria o motivo dessa taxação norte-americana que praticamente inviabilizaria de você tomar o champanhe francês aí nos Estados Unidos, meu caro Eliseu?
00:26Bom dia, bem-vindo.
00:27Tomara que não entre em vigor, viu, Nonato? Muito bom dia pra você, pra Paula e pra todos que acompanham o Jornal da Manhã aqui na programação da Jovem Pan.
00:36A gente fala ao vivo direto dos Estados Unidos. Essa notícia pegou todo mundo de surpresa no início desta terça-feira, porque Donald Trump fez essa declaração também através de uma rede social.
00:47Ele fez uma publicação dizendo que sim, pode sobretaxar ou, como nós estamos mais acostumados a chamar, tarifar.
00:56É o famoso tarifar, aquele mesmo que atingiu o Brasil e outros países do mundo, agora pode atingir a França em até 200%, especialmente para vinhos e champanhes daquele país.
01:10Os motivos, Nonato, respondendo a sua pergunta, Groenlândia e a possível negativa de Emmanuel Macron, presidente da França, a não participar do Conselho da Paz,
01:22que é essa chamada ONU 2.0, que está sendo criada por Donald Trump.
01:29Segundo o presidente dos Estados Unidos, a ameaça de aplicar esses elevados impostos teria como objetivo, abre aspas,
01:38incentivar o presidente francês Emmanuel Macron a aderir ao Conselho da Paz,
01:44que é esse Conselho Internacional idealizado pelo governo americano para mediar, a princípio, a guerra em Gaza e, posteriormente, ajudar na chamada nova ordem mundial.
01:58Subconsequentemente, ou seja, esse Conselho iria muito além de Gaza, iria ali ajudar em outras possíveis crises globais.
02:08Abre aspas, ainda que ele não tenha que participar, eu colocaria uma tarifa de 200% sobre os vinhos e champanhes dele, e aí ele vai aderir, fecha aspas.
02:20Essa frase de Trump também foi dita a jornalistas, referindo-se, obviamente, diretamente a Emmanuel Macron.
02:28Agora, por que Trump quer taxar a França essa ameaça de tarifas milionárias que podem atingir, em breve, diversos países da União Europeia?
02:39Surge depois que o governo francês teria dito para um jornalista aqui dos Estados Unidos um não interesse em participar desse Conselho,
02:49que é considerado por Paris como um projeto com alcance além da questão de Gaza e que poderia enfraquecer, portanto, o papel da ONU, da Organização das Nações Unidas.
03:01A proposta do Conselho exigiria contribuições também financeiras consideradas significativas dos países participantes
03:07e colocaria Trump como presidente do grupo e com amplos poderes de decisão.
03:14Eu volto ao estúdio.
03:14É isso. Seguiremos acompanhando de perto mais essa guerra comercial. Obrigado, viu, Eliseu?
Seja a primeira pessoa a comentar