Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O podcast Política EM Pauta abordou, nesta edição, os principais movimentos do cenário político mineiro e nacional. No primeiro bloco, os jornalistas do Estado de Minas detalham a estratégia de Mateus Simões para unificar a direita em Minas Gerais em torno da sua candidatura ao governo de Minas.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/

#simoes #politica #minasgerais

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Teve uma conversa com jornalistas em junho do ano passado do Matheus Simões em que ele fala que ele estava tentando convencer o Cleitinho a sair de cena, a deixar ali de lado para que ele pudesse ser esse nome, para que pudesse confirmar mesmo esse movimento de que ele fosse lá o candidato da direita aqui em Minas Gerais.
00:21Então é uma definição que ainda está em curso, como é o natural de toda eleição.
00:26Ele não falou diretamente no Nicolas, mas ele tentou se aproximar do Nicolas, a gente viu naquele evento que teve na Polícia Civil, que depois o Nicolas disse que não convidou exatamente o Simões para estar lá, que o Simões meio que apareceu, mas que é um movimento que mostra outra aproximação, mais ligado a esse campo bolsonarista mesmo, que é o que o Nicolas representa aqui em Minas Gerais, e que ainda não se sabe se ele vai se colocar mesmo como candidato.
00:51Mas desde o início o Simões, eu lembro também na filiação dele no PSD, foi anunciada uma grande coligação de partidos para apoiar essa candidatura, partidos menores principalmente, mas o Simões estava cobrando que o Simões e o Marcelo Aro também no discurso dele,
01:10a junção do Republicanos e do PL, que são os partidos respectivamente, do Cleitinho e do Nicolas, nessa coligação.
01:17Então acho que existe um movimento político rolando nos bastidores também, para além do nome do Matheus Simões, mas dessas coligações partidárias para tentar facilitar o caminho do Simões em busca dessa eleição.
01:29O nome do Zema, e aí acaba abarcando o nome do Simões junto ali no pacote, ele é um pouco mal visto ali nesse campo bolsonarista, também por conta das eleições municipais,
01:43que era o candidato bolsonarista, era o Bruno Engler, e no meio da corrida eleitoral, o Zema colocou um vice na chapa do Alexandre Calil, que era a Luísa Barreto, a secretária dele.
01:56Então isso deu um desgaste, porque se havia uma expectativa, já que o Zema estava o tempo todo sinalizando uma proximidade com esse grupo,
02:07que o Zema fosse apoiar de alguma forma, ou não que talvez colocasse um vice, mas que não fosse apoiar um outro lado.
02:16Fora a questão das forças de segurança, que também são muito ligadas a esses movimentos bolsonaristas,
02:20a gente vê mesmo na Assembleia esses nomes bolsonaristas, principalmente o Caporezo, por exemplo,
02:26que se colocam como opositores do Zema muitas vezes.
02:29Então ainda é difícil dizer que existe uma aliança entre esses grupos políticos.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado