O presidente dos EUA, Donald Trump, reiterou nesta quarta-feira (14) que o controle da Groenlândia pelos Estados Unidos é estratégico para o projeto "Domo de Ouro", um sistema avançado de defesa aérea e antimísseis. Inspirado no Domo de Ferro israelense, o plano do Pentágono é orçado em mais de US$175 bilhões e visa garantir a segurança nacional norte-americana. Reportagem: Fabrizio Neitzke
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/UvJEfCZttVw
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Agora o Fabrício Nights é quem tem informação do governo americano que disse que o controle dos Estados Unidos sobre a Groenlândia é vital para o projeto da Cúpula Dourada de Sistema de Defesa Aérea e Antimísseis.
00:15O Fabrício Nights já está conosco aqui ao vivo nesta quarta-feira. Que bom recebê-lo. O que você nos conta então sobre essa nova declaração do governo americano, Fabrício?
00:25Tudo bem, Bruno? Boa tarde para você. Boa tarde a todos que acompanham o Tempo Real aqui na Jovem Pan.
00:31Uma declaração que foi feita por Donald Trump hoje pela manhã afirmando que, de fato, os Estados Unidos precisam do controle da Groenlândia para levar à frente o projeto do que você descreveu como Cúpula Dourada.
00:43Mas a gente pode chamar por um outro nome. Domo de Ouro. E quando a gente fala de Domo de Ouro, automaticamente a gente vai pensar no Domo de Ferro, que é lá de Israel, que é um sistema de defesa aérea que Israel desenvolveu há alguns anos para se proteger de ataques estrangeiros e que os Estados Unidos buscam replicar.
01:04A partir de agora, Donald Trump tem o projeto de entregar esse Domo de Ouro, essa Cúpula Dourada, até o final desse mandato dele, desse segundo mandato dele, que acaba em janeiro de 2029.
01:20E segundo ele, por conta disso, é muito importante que os Estados Unidos tenham a posse da Groenlândia por conta da sua localização estratégica no planeta, que permitiria instalar ali bases para que esse Domo de Ouro possa funcionar de maneira mais apropriada.
01:39Se a gente olhar para o projeto israelense, que já está em prática, já funciona há alguns anos, como é que funciona mais ou menos?
01:48Ele detecta a vinda de mísseis, o disparo de mísseis com destino ao seu território e dispara outros mísseis para interceptar no ar, ou seja, para evitar que o míssel caia no seu território, para que esse contra-ataque, digamos assim, essa defesa, seja de fato executada no ar, longe do território e assim causando menos danos para toda a população civil.
02:16A ideia de Donald Trump é fazer esse mesmo sistema, o Pentágono já trabalha nesse projeto desde que Donald Trump voltou ao poder, ele é estimado em aproximadamente 175, 200 bilhões de dólares, é um projeto caro, um projeto de mais de um trilhão de reais, se a gente fizer a conversão.
02:36E Donald Trump então menciona isso mais uma vez como uma questão de segurança nacional.
02:42Essa é uma tecla que o presidente norte-americano tem batido desde que começou a falar sobre a posse da Groenlândia ainda no ano passado, antes de voltar à Casa Branca, e que vai continuar insistindo até conseguir o seu objetivo.
Seja a primeira pessoa a comentar