O ex-presidente dos EUA Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton faltaram às audiências no Congresso norte-americano sobre o caso Jeffrey Epstein. A defesa dos democratas alega que as intimações têm uma motivação política por parte dos republicanos e o líder do comitê de supervisão, James Comer, ameaçou processar Clinton por desacato às autoridades. Reportagem: Eliseu Caetano
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/UEnCVTg8ZJ4
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Contando que o ex-presidente dos Estados Unidos, falando de Bill Clinton, faltou a uma audiência no Capitólio sobre o caso Einstein.
00:09Só para entender, Eliseu, a gente viu que novas revelações saíram nas últimas semanas.
00:15Essa audiência foi confirmada agora e ele não compareceu. O que aconteceu? Qual foi a justificativa?
00:21Não compareceu e, segundo a mulher dele, nem vai comparecer, viu? Eu explico melhor essa situação a partir de agora.
00:30Bruno, muito boa tarde novamente para você, para a Bi e para todos que nos acompanham em tempo real aqui na programação da Jovem Pan.
00:36O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, não compareceu a uma audiência fechada que aconteceria agora, na tarde desta terça-feira, no Congresso americano,
00:46No âmbito das investigações do caso do bilionário Jeffrey Epstein, ou Epstein para alguns, a audiência faz parte de um inquérito que é liderado pelo Comitê de Supervisão da Câmara dos Representantes,
01:01que é controlado pelos republicanos, do partido de Donald Trump, que busca obter depoimentos de várias pessoas que tiveram relacionamentos com Epstein.
01:10Clinton havia sido, como eles dizem aqui, subpoenado ou intimado formalmente para depor, mas decidiu não comparecer e ainda declarou que os mandados de depoimento são inválidos e legalmente inaplicáveis.
01:29O presidente do comitê representante, o James Cormer, que é do estado do Kentucky, afirmou que pretende avançar com um processo de desacato ao Congresso contra Clinton pela recusa dele em depor.
01:45E essa medida pode levar o caso, portanto, à justiça dos Estados Unidos e, em teoria, resultar até em penalidades, como, por exemplo, multas ou até uma acusação criminal contra Bill Clinton.
02:00Isso é raro, mas pode acontecer. Hillary Clinton, ex-secretária de Estado norte-americano e esposa de Bill Clinton, também foi igualmente intimada para depor e não planeja aparecer na sessão que está marcada para acontecer amanhã, quarta-feira.
02:18O que os Clintons disseram? Em uma carta enviada ao comitê Bill e Hillary Clinton, aliás, nós tivemos acesso a essa carta e, já já, eu acho que ela vai estar disponível nas redes sociais da Jovem Pan.
02:31Então, convido a você, amigo, ouvinte, telespectador, internauta, a também nos acessar em outros canais, porque essa carta vai estar disponível lá.
02:40Eles argumentaram que essas intimações são parte de um processo motivado politicamente e que já forneceram informações sobre juramento, que, segundo eles, são equivalentes aos depoimentos presenciais exigidos.
02:56Eles também afirmaram que a investigação tem como objetivo embaraçar ou até mesmo prejudicar os seus princípios políticos, não porque há evidências de crime, mas porque consideram o processo partidário, ou seja, um processo só de um lado, nesse caso, o lado dos republicanos. Bruno.
Seja a primeira pessoa a comentar