Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A expectativa é que, mesmo diante da oposição declarada de países como a França, o parlamento europeu aprove o tratado, negociado há mais de duas décadas.

Confira!

Siga o Terraviva nas redes sociais:

https://www.facebook.com/canalterraviva
https://www.instagram.com/canalterraviva/
https://twitter.com/canalterraviva

Baixe o app do Terraviva e fique por dentro de tudo o que acontece no agro!

📲Google Play: http://bit.ly/2NSKGFk​
📲Apple: https://apple.co/2GekKji

#terraviva

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E a expectativa é que mesmo diante da oposição declarada de países como a França, o Parlamento Europeu aprove o tratado negociado há mais de duas décadas.
00:11Durante a tarde desta sexta-feira, em tom otimista, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin,
00:20afirmou que o governo brasileiro espera que o acordo entre em vigor ainda em 2026, após a aprovação final pelas partes envolvidas.
00:30Alckmin destacou ainda que o tratado entre o Mercosul e a União Europeia fortalece o multilateralismo.
00:36Eu queria destacar que este acordo fortalece o multilateralismo, fortalece o comércio entre os dois blocos, os cinco países aqui do Mercosul e os 27 da União Europeia,
00:53comércio com regras, ele fortalece e aumenta, promove investimentos, então nós deveremos ter mais investimentos europeus.
01:05Para o Brasil, maior economia do Mercosul, o acordo amplia o acesso ao mercado exigente e deve gerar impactos que vão além do agronegócio,
01:14agronegócio, alcançando também a indústria e o setor de serviços.
01:18É um mercado que, junto, se a gente somar a União Europeia mais o Mercosul, estamos falando de mais de 20 trilhões de dólares de PIB,
01:26estamos falando de mais de 700 milhões de habitantes nesses dois blocos, estamos falando, como eu comentei,
01:33do segundo maior destino das exportações agropecuárias brasileiras, mas também há oportunidade para os produtores europeus,
01:41a gente espera que isso tudo possa caminhar nesse sentido, então, de ter rapidamente essa aprovação e, eventualmente, assinatura no curtíssimo prazo de tempo.
01:50A ex-ministra da Agricultura e senadora, Tereza Cristina, avalia que o tratado abre portas, mas ressalta que não foi o acordo dos sonhos.
01:59Ainda assim, defende que a medida pode impulsionar as exportações do agronegócio brasileiro.
02:05O acordo também pode ajudar a reduzir os impactos das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
02:12Para o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o tratado fortalece a posição do Brasil no comércio internacional e pode abrir caminho para novos mercados.
02:22Abre um precedente de caráter mundial muito relevante.
02:27Um acordo da União Europeia e Mercosul, 720 milhões de consumidores atendidos por esse acordo,
02:34isso cria uma expectativa favorável para outros países, outros grupos de países, também fazerem acordos com o Mercosul.
02:40A verdade é que a questão geopolítica, introduzido colocada pelo presidente Trump no começo desse ano,
02:46em relação a tarifas e mudanças comerciais de toda a natureza, deram um certo isolamento para a União Europeia.
02:54As Estados Unidos de um lado, China e Rússia do outro lado, a União Europeia ficou um pouco enfraquecida do ponto de vista de política comercial.
03:02Então, o acordo com o Mercosul é bom para a União Europeia, bom também para nós no longo prazo.

Recomendado