Em pronunciamento em rede nacional na véspera de Natal, o presidente Lula fez um balanço de 2025, classificando o ano como "difícil" e cheio de desafios. O presidente aproveitou para rebater críticos, afirmando que aqueles que "jogaram contra o Brasil acabaram perdendo".
Confira na íntegra: https://youtube.com/live/j6Vdkl68TtI
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Ontem, por volta de oito e meia, ele disse que dois mil e vinte e cinco, entre aspas, foi um ano difícil, com muitos desafios, mas que todos torceram, que torceram ou jogaram contra o Brasil, acabaram perdendo.
00:13Essa fala aconteceu em rede nacional, rádio, TV, durou seis minutos e um dos assuntos citados foi o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Vamos acompanhar um trecho.
00:24Enfrentamos um desafio inédito, o tarifaço contra o Brasil, mas mostramos ao Brasil e ao mundo que somos do diálogo, da fraternidade e não fugimos à luta.
00:36Apostamos na diplomacia, protegemos nossas empresas e evitamos demissões. Negociamos o fim do tarifaço e ultrapassamos agora em dezembro a marca de quinhentos novos mercados para os nossos produtos.
00:50O presidente também reconheceu que, entre aspas, o crime e a violência são dois grandes desafios do nosso país e elogiou, sim, o trabalho da polícia.
01:01Mas calma, não foi só da polícia civil e polícia militar, foi o trabalho da polícia federal. Vamos ouvir.
01:07Nós sabemos que o crime e a violência são dois grandes desafios do nosso país.
01:13Neste ano, a Polícia Federal comandou a maior operação já feita contra o crime organizado.
01:18O combate às facções criminosas chegou pela primeira vez ao andar de cima e nenhum dinheiro ou influência vai impedir a Polícia Federal de ir adiante.
01:30A gente vai comentar agora com o João Beluti. Vem comigo então aqui na Câmera 2, por favor.
01:35Beluti, é claro também que ele tinha que tocar nesse tema de segurança pública, né?
01:38Você viu que o elogio foi centralizado para aquela operação da Polícia Federal, carbono oculto, uma espécie de cutucada também na situação que aconteceu no Rio de Janeiro, no governador Cláudio Castro.
01:51Enfim, e esse tema a gente sabe que é muito forte para as eleições do ano que vem, né?
01:54Em toda eleição ele volta muito forte, né?
01:56Não, sem dúvida nenhuma. E aquela operação lá feita pelo governo Cláudio Castro no Rio de Janeiro, ele não teve, aquela operação não teve tanta simpatia assim por parte do governo federal e inclusive ele diminuiu no período a popularidade do governo Lula.
02:14Essa questão da segurança pública sempre acaba pegando. E ele faz essa menção à Polícia Federal, menciona a operação, infelizmente acaba sendo indissociável a atuação dos governantes no caráter institucional e no caráter eleitoral.
02:29Está sempre essa linha tênue para a gente saber, para a gente distribuir onde é uma fala institucional e onde é eleitoral e ela acaba sendo, sempre abrangendo o aspecto eleitoral inevitavelmente.
02:41Ele também menciona a questão do imposto de renda, da isenção até 5 mil reais, menciona a questão de violência, falou de violência contra a mulher, enfim, fez um grande apanhado dos pontos que ele entende positivos para o seu governo e que tendem a ter maior capilaridade eleitoral.
02:59Não dá para fugir do tema que o ano que vem tem a eleição.
03:02Acaba sendo até natural que o presidente da república faça uma fala no Natal, isso é já uma jurisprudência, vamos colocar assim, no Brasil, de que isso aconteça e mencione feitos que ele entende do seu governo.
03:15Esse especificamente do imposto de renda acabou sendo aprovado por oposição e situação no Congresso.
03:22E vamos lembrar que a oposição não conseguiu nem fazer um contraponto, no sentido inclusive de aumentar a isenção do imposto de renda.
03:30Passou com 5 mil, poderia ser 5, 7, 10 mil, 20 mil, até porque o imposto de renda é o Estado tributando a renda do trabalhador.
03:39O Estado não participou em nada da criação dessa renda e ele tributa.
03:43Então a oposição não soube nem fazer e agora o Lula cria esse boneco eleitoral para o próximo ano.
03:47A gente vai continuar com a sua análise, mas tem mais um trecho da fala do presidente Lula que, claro, falou sobre o problema da violência contra a mulher.
03:57Ele pediu o fim dessa violência que infelizmente só está aumentando no nosso país. Vamos ouvir.
04:02Quero aproveitar este momento também para falar que um povo tão gentil e capaz de produzir coisas tão belas não pode aceitar a violência contra a mulher.
04:14Vou liderar um grande esforço nacional envolvendo ministérios, instituições e toda a sociedade brasileira.
04:23Nós que somos homens devemos fazer um compromisso de alma.
04:27Em nome de tudo que é mais sagrado, seja um aliado.
04:31Inclusive ainda sobre esse tema, o presidente Lula fez um pronunciamento hoje também, postou na rede social X um pedido para que a CGU investigue a Controladoria Geral da União.
Seja a primeira pessoa a comentar