Os produtores brasileiros de soja estão próximos de concluir o plantio da safra 2025/2026. O avanço dos trabalhos no campo sinaliza que o ciclo está dentro do esperado.A comentarista Mariana Grilli analisa o cenário atual, as condições climáticas que influenciaram o plantio e as expectativas para a colheita desta nova temporada.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/pUHoag3G7WE Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:11Vamos falar de agronegócio? Os produtores brasileiros de soja estão próximos de concluir o plantio da safra dois mil e vinte e cinco, dois mil e vinte e seis.
00:23Vamos conversar com ela, Mariana Grilli, que você conhece, apresentadora do Hora H do Agro, que está conosco também ao vivo nessa manhã.
00:32Bom dia, Mariana, seja bem-vinda.
00:35Bom dia, bom dia, muito obrigada. Que bom falar com vocês, boa semana pra todo mundo.
00:40E é isso, semeadura de soja está sendo finalizada no Brasil.
00:45No sábado agora, anteontem, a consultoria Pátria soltou um relatório indicando, de acordo com eles, que quase 91%, um pouquinho mais de 90% do plantio da soja no Brasil estava concluído.
01:03De acordo com a consultoria, esse índice é ligeiramente menor, essa porcentagem é um pouco menor do que no ano passado.
01:11Nessa época do ano passado, a gente estava ali entre 95%, mas mesmo com essa diferenciação, é uma performance positiva.
01:23A gente vê aí os principais estados conseguindo avançar no plantio, falando de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás.
01:31É claro que quando a gente traz esses dados aqui, é necessário falar que as consultorias, ou até mesmo Conab, BGE, que são fontes oficiais, fazem um levantamento na média.
01:44Então é claro que na sua micro região, produtor, produtora, às vezes pode ainda ter algum tipo de atraso, ter algum tipo de diferenciação em relação ao ano passado.
01:53Mas, falando do todo, da média do país, cerca de 91% da região produtora de soja do Brasil está plantada.
02:05E isso é importante a gente ter em vista o quanto que isso é relevante para a balança comercial do Brasil, para as exportações.
02:15Por exemplo, a gente olha para o ano de 2026, então essa condução dentro de um calendário esperado, dentro do que o clima permite, como a gente estava vendo agora a previsão do tempo.
02:29Então, tudo isso faz diferença para o produtor se planejar, planejar a comercialização.
02:35E também vale manter em vista que o USDA, que é o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, deve soltar aí nos próximos dias também um relatório falando sobre a expectativa dos estoques globais de 2526, da safra 2526.
02:57Então, também é importante a gente olhar para essa dobradinha, avanço da semeadura no Brasil e em outras regiões também, em outros países também, mas olhar o ritmo de semeadura, o ritmo de plantio e o que vem então do Departamento dos Estados Unidos, falando dos estoques globais, que é composto, portanto, então, pelo estoque brasileiro.
03:22Lembrando que, com o governo Trump, eles acabaram perdendo, né, os Estados Unidos acabou perdendo um pouco de espaço nas comercializações de soja, então, isso também mexeu muito com o fluxo da comercialização.
03:37Então, é importante ficar de olho nesse relatório, acompanhar a semeadura aqui no Brasil, porque uma coisa anda com a outra, e aí, como vocês já sabem, a gente faz o exercício de explicar tudo isso lá no Hora H do Agro,
03:49que vai ao ar sábado, cinco da manhã, domingo e segunda a gente tem reprises, e aí a gente vem trazendo o agro aqui no Jornal da Manhã também, aos pouquinhos.
03:57Isso, importantíssimo conhecer tudo isso, né, que faz parte da nossa rotina, e claro, muito bem explicado aqui pela Mariana, aliás, esse ano foi super atípico, não só em relação ao clima, né, mas também por conta do tarifácio, enfim,
04:10a gente vai conversando e vai entendendo um pouco o mundo do agronegócio. Obrigada, Mariana, pelas suas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar