O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que uma delegação ucraniana viajou aos Estados Unidos para discutir formas de encerrar a guerra contra a Ucrânia. Segundo o líder ucraniano, o objetivo é dar continuidade às conversas que ocorreram recentemente em Genebra, na Suíça. Reportagem: Eliseu Caetano
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/39Z1ZHLlNM8
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O presidente da Ucrânia anunciou que uma delegação ucraniana viajou aos Estados Unidos para discutir formas de encerrar a guerra com a Rússia.
00:08O Eliseu Caetano tem as informações.
00:10O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, anunciou que uma delegação do país vai viajar para cá, para os Estados Unidos, nesta semana,
00:18a fim de discutir os próximos passos das propostas de paz apresentadas pelo governo americano.
00:24Segundo Zelensky, o objetivo é dar continuidade às conversas que ocorreram recentemente em Genebra, na Suíça,
00:31onde representantes da Ucrânia, dos Estados Unidos e de países europeus trabalharam, em conjunto, em uma versão refinada desse plano de paz proposto por Washington.
00:42A composição exata da delegação ainda não foi divulgada, pelo menos oficialmente,
00:47Mas agências de notícias confirmam que o líder do grupo será Rustem Umerov, atual secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia.
00:56A mudança ocorre após a saída do chefe de gabinete, Andriy Yermak, que perdeu o posto de negociador-chefe depois de ser alvo de uma operação anticorrupção.
01:07Outra informação confirmada é que o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Kislyistia, também deve integrar essa delegação.
01:15Já quanto ao local das reuniões aqui nos Estados Unidos, a delegação ucraniana poderia se encontrar com o enviado especial americano, Steve Whitkoff, aqui na Flórida.
01:24Oficialmente, o que está confirmado sobre isso até agora é apenas que a delegação viaja para cá, para os Estados Unidos, essa semana,
01:32que vai ser liderada pelo Rustem Umerov, que haverá diversas reuniões para tratar dessas propostas de paz apresentadas pelos Estados Unidos.
01:39E, claro, detalhes logísticos de participantes americanos não foram divulgados oficialmente.
01:44Zelensky afirma que o objetivo é avançar tecnicamente nas conversas sobre o plano revisado após dias de negociações em Genebra envolvendo todos esses países envolvidos, inclusive a Rússia.
01:57Direto dos Estados Unidos, Eliseu Caetano para a Jovem Pan.
Seja a primeira pessoa a comentar