Nesta quarta-feira (26), é comemorado o Dia Mundial do Transporte Sustentável, que busca conscientizar as pessoas à utilizarem meios de transportes mais seguros, eficientes e que causem menos impacto no meio ambiente, como bicicletas, veículos elétricos e até caminhadas. Em Belém, a COP 30 ampliou o espaço para o debate sobre mudanças climáticas, deixando um legado de sugestão de práticas que preservem o meio ambiente, como o uso de transportes sustentáveis.
Reportagem: Bruno Roberto Imagens: Cristino Martins Edição de vídeo: Marcelo Quadros
00:00O cenário internacional recente vem sendo ditado por três megatendências.
00:15Essas megatendências estão relacionadas à questão da crise climática, que foi tema principalmente da COP30,
00:22a questão do aprofundamento da digitalização no mundo e a maior preocupação também é o crescimento muito grande do envelhecimento populacional do mundo.
00:36Essa descarbonização do transporte público no Brasil tem algo que a gente precisa comentar,
00:44que é o marco referencial regulatório do transporte.
00:49É uma pele que recentemente pode ser aprovada e isso vai traçar a tendência a trazer segurança jurídica para o transporte público
00:59e investimento da União, do Estado e do Município.
01:04Belém mostrou a todo mundo a sua capacidade estrutural, de ter a possibilidade de trabalhar essa descarbonização do transporte público.
01:16Deve-se ampliar a questão da infraestrutura, melhorar a questão da capilaridade, mas temos desafio do transporte público.
01:23De gestão, é claro que você tem que ter gestor que entenda essas mudanças.
Seja a primeira pessoa a comentar