00:00Um evento que celebra décadas de história, 30 anos capoeira escola, comemora o tempo de um projeto que promove a capoeira de forma inclusiva.
00:15Aos 74 anos de idade, a Maria Célia é um exemplo.
00:19Eu tive poliomielite, que é a paralisia infantil, com 3 anos de idade, mas com o passar dos anos a idade avança, essa poliomielite ela tem uma síndrome que acarreta, a gente perde o equilíbrio e perde a musculatura, mas como eu amo esporte, eu procurei o Márcio há 13 anos que eu estou no projeto,
00:44eu faço da capoeira a minha fisioterapia, é uma coisa, é um esporte que eu amo e eu sou feliz a si mesmo, perante a Deus somos todos iguais.
00:54O professor universitário e coordenador do projeto Capoeira Escola relembrou quando tudo começou e falou do impacto que tem atualmente.
01:04Quando a gente constitui o Capoeira Escola, a ideia é aumentar o repertório do motor e diminuir a obesidade, além da relação interpessoal nos anos 90, que iam acabando devido a criança não ter oportunidade mais de brincar na rua.
01:18E a gente hoje atinge 30 núcleos e mais de 1.200 pessoas, desde os 3 anos aos 90 anos, nosso aluno mais velho, incluindo as pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, motor e múltipla.
01:30Os benefícios são inúmeros, a gente pode falar um pouco das crianças, da educação infantil, que é a parte que eu trabalho também.
01:38Quando a gente fala da educação infantil, a gente está falando do esquema corporal, então a capoeira como ferramenta de formação para melhorar a coordenação motora.
01:46E nas crianças em geral, a gente pode colocar como uma ferramenta educacional, que a capoeira é muito importante também para essas condições.
01:52O evento é aberto ao público e inclui programação em três cidades da Baixada Santista, Santos, São Vicente e Guarujá.
02:01Quem quiser participar, deve contribuir com a doação de um produto de higiene pessoal.
02:07A programação inclui workshops, palestras dos mestres mais renomados do Brasil e até do exterior.
02:13Nós temos mestres que vêm do Rio de Janeiro, Recife, da Bahia, onde é o berço da capoeira.
02:19Tem um mestre que veio da Grécia, ministro de aulas na capoeira em Atenas, outros amigos de outras localidades.
02:27Além disso, a gente tem também uma entrega de graduação que vai ter mais de 200 educandos recebendo a sua graduação da capoeira.
02:36Uma peça no Teatro Municipal que fala toda essa história de maneira musical.
02:41Junto com a gente, o coral, o raio de luz do lado das lusas cegas, cantando as músicas da capoeira.
02:46A gente vai ter também uma aula especial para um dos principais precursores da capoeira em Santos, que é o Mestre Parada, que completa 50 anos de história.
02:54E a gente faz o encerramento no dia 14, lá no quintal do Valongo, uma celebração, lançamento do nosso CD de capoeira, que é bem educativo.
03:03E para quem tem a curiosidade de saber mais sobre a origem da capoeira, o mestre explica.
03:09A capoeira nasce na necessidade do nosso povo afro-brasileiro, na época do Brasil colonial escravizado, em se defender.
03:16Eles buscavam os quilombos, na fuga do quilombro eles se escondiam na mata capoeira.
03:21Era o nome da mata que o indígena chamava, mata rasteira, ca-mata poeirá.
03:26E nessa mata eles deferiam golpes de autodefesa contra os capitães do mato, que tentavam capturar e levar para o Pelourinho, onde eles eram chicoteados e escravizados.
03:34Obrigado.